Grupo de Debates da UFRN é destaque internacional

Categorias: Sem categoria

A União de Debates Competitivos (UDC-RN), projeto ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, se destacou no 2° Campeonato Mundial de debates em Língua Portuguesa, realizado de 23 a 28 de abril, na Universidade de Lisboa.

A equipe da UDC foi representada pelos membros da UFRN, Giovanni Begossi, do 9° período do curso de Direito e Gabriel Gomes, do 3º período do bacharelado em Ciência & Tecnologia. Giovanni foi convidado a participar como Chefe de Adjudicação, responsável por criar as moções (temas a serem debatidos), julgar e dar os resultados das salas de mais alto nível, assim como das rodadas eliminatórias, e ainda foi o juiz principal da grande final do campeonato.

Já Gabriel trouxe o título da final de iniciados  – categoria para debatedores com menos de 1 ano -  junto com Alice Bertoni, da Universidade de São Paulo (USP). Para ele, um momento marcante, mesmo com cerca de três meses de sua iniciação nos debates: “Ter conseguido esse título foi incrível. Nós estávamos pensando que a melhor possibilidade era chegar só na final e já estava de bom tamanho, e ganhamos uma confiança muito grande durante o torneio”.

Gabriel ainda ressalta que a participação nos projetos de debate da UFRN podem ajudar alunos e profissionais de diversas áreas: “Acho que poder compartilhar e fazer esse confronto de ideias, informações e argumentos é surreal e desenvolve qualquer tipo de pessoa, seja para qualquer função que vá fazer. É algo que vem engrandecer imensamente, tanto no profissional quanto no pessoal”.

A UDC é a primeira equipe brasileira a conquistar esse título em competições internacionais. Outras informações sobre a UDC podem ser consultadas no Facebook e o Instagram da UDC-RN ou através do e-mail udc-rn@hotmail.com.

EVENTO

O II Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa contou com cerca de 130 pessoas, entre participantes, equipe de adjudicação-chefe, equidade, tabulação e organização, de 8 nacionalidades diferentes, organizado pela Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa  (SDUL).