O CCHLA, o NAC e o Instituto Ágora da UFRN abrem processo seletivo de projeto para a pintura de painel

Categorias: Sem categoria

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, através do Instituto Ágora e o Núcleo de Arte e Cultura, por meio do seu Atelier de Artes e do Plano de Cultura da UFRN, lançam o presente Edital, que tornam públicos os procedimentos para a apresentação de projetos com o intuito de promover intervenção artístico-visual em superfície predial (Painel) no Instituto Ágora.

Por meio deste Edital serão premiados os autores dos projetos selecionados e devidamente executados dentro dos parâmetros estabelecidos.

A proposta do projeto é compor a paisagem visual de parede específica do Instituto Ágora, de modo a incentivar e a valorizar a produção artística e a diversidade de linguagens, ao mesmo tempo em que busca uma reflexão crítica e visa contribuir para a produção de um espaço mais vivo para a comunidade universitária e a divulgação da arte e da cultura.

Com esse intuito, o presente Edital pretende executar 03 (três) projetos de pintura artística com as dimensões de 4,15 metros de largura, 6,50 metros de altura e 26,87 metros quadrados de superfície, cada um.

Os projetos deverão ser inspirados em pelo menos uma das seguintes temáticas:

Miscigenação brasileira; Cultura afro-brasileira; Cultura local; Inserção social; Laicidade e tolerância religiosa; Democracia e liberdade de expressão; Preservação do meio ambiente; Preservação da paz e da segurança; e Plurilinguísmo.

Poderão inserir-se em projetos e participar da seleção pintores e/ou artistas plásticos maiores de 18 anos, que se interessem pelo tema e apresentem condições físicas para executar o projeto apresentado.

As propostas poderão ser inscritas de forma individual ou coletiva.  No que tange as coletivas, estas poderão ter no máximo 05 (cinco) participantes.

O(s) artista(s) autoriza(m) o direito de uso da imagem, bem como da sua obra para os fins do presente Edital. Ficando vedada a participação dos membros envolvidos na organização do processo.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 08 a 31 de março. Os candidatos devem se dirigir à Secretaria do Instituto Ágora, localizado no CCHLA, Sala 12, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, munidos dos seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida.

b) Atestado de Autoria e Cessão de Uso de imagem devidamente preenchido, assinado e datado pelos autores.

c) Currículo individual de cada autor: identificação, formação artística e atividades desenvolvidas.

d) Cópia da cédula de identidade ou de documento oficial correspondente de cada autor, além de comprovante de residência.

e) Projeto Artístico-Visual contendo: 1. Croqui; 2. Breve Manual Descritivo (título do projeto, explicação do trabalho e técnicas a serem utilizadas).

O documento listado na alínea “e” deve ser entregue em envelope lacrado e sem identificação do(s) autor(es), sob o risco de desclassificação. O envelope com o croqui será identificado apenas com o número de inscrição. Os conteúdos (alíneas “c” e “e”) devem ser dispostos em formato A4, fonte Times New Roman, 12, com, no máximo, 3.000 (três mil) caracteres.

A divulgação pela Comissão Julgadora dos projetos selecionados ocorrerá no dia 10 de abril, por meio dos sites do NAC (www.nac.ufrn.br) e do CCHLA (www.cchla.ufrn.br).

Será pago um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais) para cada projeto autorizado pela Comissão Julgadora e executado mediante a constatação do que foi estabelecido. Após a finalização da execução, um único pagamento no valor acima acordado será depositado na conta do 1º (primeiro) autor ou do autor individual de cada proposta vencedora, conforme indicado na ficha de inscrição e conforme trâmite burocrático institucional.

A execução está prevista para iniciar em 17 de abril  e deverá ser concluída até 28 de abril, de segunda a sexta, respeitando os seguintes horários: 07h às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Cada painel só poderá ser realizada pelo(s) autor(es) das propostas vencedoras.  A intervenção artística deverá ser executada diretamente na superfície, levando em consideração toda sua dimensão, a partir das mais variadas técnicas de pintura, incluindo acabamento de preservação da obra. Os projetos selecionados e executados terão a garantia de exposição no local por, no mínimo, 02 (dois) anos.

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e a Superintendência de Infraestrutura disponibilizarão os seguintes materiais e equipamentos:

a) Materiais: Latas de tinta spray, rolos de pintura, bandejas, extensores, tinta látex em diversas cores, verniz para conservação e/ou outros materiais afins, de acordo com a disponibilidade dos pregões da UFRN.

b) Equipamentos: Plataforma aérea para a execução do painel (andaimes), escadas e, quando necessário, fornecerá equipamentos de segurança (EPIs), a partir das orientações sugeridas na Norma Regulamentadora (NR-35, disponível no endereço: http://trabalho.gov.br/segurancae-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-35- trabalho-em-altura).

Os proponentes também poderão utilizar materiais de pintura e equipamentos próprios, tendo, neste último caso, de levar em consideração as orientações da NR-35 e as normas da UFRN.

Para ver o Edital completo acesse: http://nac.ufrn.br/nac/wp-content/uploads/2017/03/EDITAL-N%C2%BA-012017_SELE%C3%87%C3%83O-PROJETO-PAINEL-INSTITUO-%C3%81GORA.pdf