DISJURI promoveu o lançamento do livro: “Estudos Discursivos em Diferentes Perspectivas”

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

Reunindo diversos pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras que pretendem abordar os diferentes gêneros discursivos e textuais do âmbito jurídico, o primeiro dia do III Simpósio Internacional de Estudos Sobre o Discurso Jurídico, que ocorre na UFRN, promoveu na noite do dia 7 de dezembro, no hall de entrada do CCHLA, o lançamento do livro intitulado: “Estudos Discursivos em Diferentes Perspectivas”.

A obra dá continuidade aos trabalhos do Grupo de Estudos sobre Discursos da Mídia (Gedim) que desenvolvem pesquisas em estudo do discurso em uma perspectiva crítica e multidisciplinar sobre as temáticas de direito, gênero, sociedade, sexualidade, discriminação, violência e conflitos sociais.

Constituído em três seções temáticas: Discurso, gênero e mídia; Discurso, mídia e sociedade; e, Discurso, mídia e direito, o livro marca um momento de consolidação e celebração das atividades desenvolvidas pelo Gedim ao longo de cinco anos.

Um dos trabalhos que compõem a edição foi desenvolvido pela professora e diretora do CCHLA, Maria das Graças Soares Rodrigues.

Presente no capítulo 12, intitulado: “Sentenças judiciais: instâncias enunciativas constitutivas e responsabilidade enunciativa”, o texto procura evidenciar que os gêneros discursivos textuais jurídicos demandam atenção dos linguistas, uma vez que há poucos trabalhos focalizando seus dispositivos enunciativos textuais e discursivos.

O exemplar foi organizado por Michelline Mattedi Tomazi, Lúcia Helena Peyroton da Rocha e Júlio César Pompeu.

 

Um dos trabalhos que compõem a edição foi desenvolvido pela professora e diretora do CCHLA, Maria das Graças Soares Rodrigues.

No related posts.