Ciclo de eventos Heidegger: Técnica, Capital e Medium

Categorias: Sem categoria

Diretor do Instituto Martin Heidegger apresenta o atual cenário internacional dos estudos heideggerianos e discute questões da contemporaneidade na UFRN

Nos dias 22 e 23 de novembro acontece na UFRN o Ciclo de Eventos Heidegger: Técnica, Capital e Mídia, com a presença do filósofo alemão Peter Trawny, diretor do Instituto Martin Heidegger (Wuppertal) e do Prof. Ciro Marcondes Filho, da ECA -USP. O evento, promovido pelos Programas de Pós-graduação PPGCS, PPGEM e PPgPsi, traz aos estudantes da grande área de Humanidades, em especial de comunicação e sociologia, a oportunidade de se atualizarem com o panorama atual dos estudos heideggerianos, em âmbito mundial.

Martin Heidegger (1889 – 1976) é o filósofo alemão de maior projeção na área das Humanidades no séc. XX, tendo influenciado o pós-modernismo francês a partir dos anos 60 (Deleuze, Sartre, Derrida etc.), com impacto também em outras áreas do conhecimento, como a psicanálise (Lacan) e os estudos sociais e de comunicação, sobretudo pelas suas considerações sobre a modernidade e a técnica.

No dia 22, Trawny e Marcondes Filho discutem o tema “Técnica. Capital. Medium”. No bate-papo, Marcondes Filho apresentará uma visão crítica do tema, que é título do livro publicado por Trawny em 2015, questionando o autor sobre os principais pontos abordados no livro e que têm relevância para uma reflexão sobre a contemporaneidade.

Na quarta, 23, Trawny fará a conferência “Os herdeiros de Heidegger”, na qual apresentará sua reflexão sobre o futuro dos estudos heideggerianos, especialmente após a publicação dos volumes intitulados “Cadernos Negros”, os quais revelam declarações antissemitas do filósofo alemão à época da II Guerra Mundial, expressas em meio à reflexões filosóficas.

A programação conta com um minicurso “Introdução à filosofia de Heidegger para os estudos da mídia”, ministrado pela jornalista e pesquisadora Soraya Guimarães Hoepfner. Este minicurso é voltado para pesquisadores que têm interesse em se familiarizar ou aplicar fundamentos da filosofia heideggeriana em seus projetos de pesquisa em todos os níveis, da iniciação científica de graduação ao pós-doutorado.

Sobre os participantes:

Peter Trawny é professor de filosofia da Universidade de Wuppertal (Alemanha) e editor de até o momento sete volumes das Obras Completas de Heidegger, ou seja, responsável pelo tratamento dos manuscritos legados pelo autor e sua publicação original em alemão. Trawny é autor de oito livros, dois deles traduzidos para o português “Adyton: A filosofia esotérica de Heidegger” (2013) e “Heidegger e o mito da revolução judaica mundial” (2015). Sua obra autoral, entre eles, o recente “Technik.Kapital.Medium” (2015) está também traduzida para diversos idiomas.

Ciro Marcondes Filho é pesquisador de conceito 1A do CNPq e criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de sua investigação, o metáporo. Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, é professor titular da ECA-USP desde 1987. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu mais de 45 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise.

Soraya Guimarães Hoepfner é jornalista e pesquisadora na área de filosofia da mídia. Doutora em filosofia pela UFRN, reside desde 2009 em Berlim, onde trabalha como tradutora, tendo assinada a tradução de livros como “A comunidade inoperada”, de Jean-Luc Nancy, a ser publicada em breve no Brasil. Além disso, Soraya participa de projetos interdisciplinares em arte contemporânea, com o mais recente trabalho “Desvios”, colaboração com Laercio Redondo, em exposição no MAM-RJ (2016) e atualmente em exposição no Dallas Contemporary (EUA).

Mais informações:

Inscrições: www.sigaa.ufrn.br

Informações: facebook.com/cicloheideggerufrn

Contato: cicloheideggerufrn@gmail.com

Ciclo de Eventos Heidegger: Técnica, Capital e Mídia

MANHÃ – MINICURSO – Local: Auditório – LabCom

8:00–9:00: Recepção e credenciamento

9:00–12:00: Minicurso “Introdução à filosofia de Heidegger para os estudos da mídia”, ministrado pela pesquisadora profa. Dra. Soraya Guimarães Hoepfner

NOITE – DIÁLOGO  -  Local: Auditório – Depto. Ed. Física

• 18:00-19:00: Recepção e credenciamento
  • 19:00: Diálogo: “Técnica. Capital. Medium”. Prof. Peter Trawny (Universidade de Wuppertal – Alemanha) e Prof. Ciro Marcondes Filho (ECA – USP).

MANHÃ – MINICURSO -  Local: Auditório – LabCom

NOITE – CONFERÊNCIALocal: Auditório Local: Auditório – VER (Depto. Ed. Física)

19:00: Conferência: “Os herdeiros de Heidegger”,  Prof. Peter Trawny (Universidade de Wuppertal -Alemanha).  Mediador: Prof. Ciro Marcondes Filho (ECA – USP).

O evento ocorre nos dias 22 e 23 de novembro na UFRN.