II Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

Promovido pelo Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, no período de 01 a 04 de setembro, o II Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure será realizado na UFRN.

O objetivo é contribuir com a socialização dos trabalhos de estudos lingüísticos que dialogam ou estão diretamente ligados às ideias do lingüista Ferdinand de Saussure e celebrar o centenário da publicação do Curso de Lingüística Geral (CLG).

Pretende-se reunir professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de todos os ciclos universitários no domínio da Lingüística, das Letras e de outros domínios conexos.

Ferdinand de Saussure

O suíço Ferdinand de Saussure, nascido em Genebra, em 1857, é, indiscutivelmente, o nome mais freqüentemente evocado quando se trata da Lingüística do século XX.

Seus primeiros trabalhos publicados ainda no século XIX trataram da gramática comparativa das línguas indo-européias, conforme o paradigma lingüístico hegemônico na época.

Em 1878, ele publicou, em Leipzig, Mémoire sur le système primitif des voyelles dans les langues Indo-Européennes (Estudo sobre o sistema primitivo das vogais nas línguas indo-européias).

Em 1881, ele publicou sua tese de doutorado De l’emploi du génitif absolu en sanscrit (Do uso do genitivo absoluto em sânscrito).

Após uma temporada na Alemanha, ele foi a Paris para continuar sua formação na École Pratique des Hautes Études. Em Paris, ele realizou uma bela carreira.

Em 1892, voltou para Genebra e passou a lecionar na Universidade de Genebra, gramática comparada das línguas germânicas, do grego e do latim, sânscrito e lingüística geral.

Ele faleceu na cidade de Vufflens, em fevereiro de 1913.
Programação:

01/09

• 8:00 – Credenciamento;
  • 8:30  – Solenidade de abertura;
  • 9:00 – Conferência  (José Luiz Fiorin – USP): Tema: Ferdinand de Saussure e a história da lingüística no Brasil;
  • 10:30  - Comunicações;
  • 14:30 – Mesa-redonda (Eliane Silveira – UFU; Amanda Scherer – UFSM;  Clemilton Pinheiro – UFRN);
  • Tema: Saussure e a lingüística brasileira;
  • 17:00 – Comunicações;
  • 19:00 – Exposição “Cem anos de Saussure”.

02/09

• 9:00 – Conferência -  (Irène Fenoglio – ITEM/CNRS-(Paris) – Tema: A língua e a escrita: diferenças teóricas entre Saussure e Benveniste;
  • 10:30 – Mesa-redonda (Pierre-Ives Testenoire – Universidade de Sorbonne (Paris);  Giuseppe D´Ottavi – ITEM/CNRS (Paris); Valdir Flores – UFRS) – Tema: Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste;
  •  14:30 – Comunicações.

03/09

• 9:00 – Conferência (Thomas F. Broden – Universidade de Purdue (EUA) – Tema: Jakobson, herdeiro de Saussure;
  • 10:30 -  Comunicações
  • 14:30 – Mesa-redonda ( Luiza Ely Milano – UFRS; Marcio Alexandre Cruz – UFAL) – Tema: Ferdinand de Saussure e Roman Jakobson;
  • 17:00 - Conferência de encerramento (Daniele Gambarara – Universidade de Degli Studi Di Trieste (Itália) – Tema: A herança do CLG: Saussure, saussurismos, estruturalismos;
  • 19:00 – Programação cultural.

04/09

• Reunião com o comitê organizador para avaliar o evento e considerar novos congressos com temáticas voltadas à Lingüística, bem como intercâmbios e projetos entre universidades brasileiras e estrangeiras.
Maiores informações acessar: http://www.cchla.ufrn.br/eisaussure/insc.php

No related posts.