30ª edição do Bloomsday traz programação diversificada

Categorias: Sem categoria

Consagrado há 30 anos o Bloomsday começou através dos estudos sobre o escritor irlandês James Joyce realizada pelo professor aposentado Francisco Ivan da Silva do departamento de Letras da UFRN. Nos últimos cinco anos o professor passou a coordenação do evento para a professora Ana Graça Canan do departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas.

Em 2012 foi criado o grupo de pesquisa em estudos irlandeses pelo CNPq que são responsáveis atualmente pelas atividades do Bloomsday.  O grupo também promove outros trabalhos na área de estudos irlandeses.

Comemorando a obra do autor James Joyce o Bloomsday deste ano contará com a presença do Embaixador da Irlanda Sr. Brian Glynn que irá realizar a palestra de abertura “Roger Casement: de diplomata britânico a revolucionário irlandês”. O evento terá grande participação dos alunos de graduação e dos professores da UFRN. As inscrições já estão aberta e devem ser realizadas via SIGAA.

Os alunos do curso de Inglês do DLLEM irão apresentar quatro contos do livro Dubliners, do escritor James Joyce, palestras e leitura musicada de um poema.

A professora Ana Graça Canan da UFRN espera que o Bloomsday permita uma troca de conhecimento sobre os estudos irlandeses na universidade e que o projeto supra as expectativas do público que irá prestigiar no dia 13 de junho, a partir das 9h, no Auditório II do CCHLA, esse grande evento.

No dia 13 de junho irá ocorrer:

• 9h – 11h: Abertura e palestra Roger “Casement: de diplomata britânico a revolucionário irlandês” com o Embaixador da Irlanda Sr. Brian Glynn;
  • 11h – 11h15: Intervalo;
  • 11h15 – 11h45 – “The Sisters” com Diogo Timóteo L. Fernandes, João Henrique C. Lins de Medeiros e Lisane Mariádne M. de Paiva;
  • 11h45 – 12h30: “I Think He Died for Me: A Fesast of Epiphany in John Huston’s Adaptation of Joyce’s The Dead” com o Prof. Dr. Luis Alfredo de Assis.

Dia 14 de junho:

• 9h – 9h30: “An Encounter” com Hális Alves do N. França, Ives André R. de Oliveira e Matheus A. Mafra;
  • 9h30 – 10h15: “De Stephen Herói a Um retrato do artista quando jovem” – Prof. Ms. Albéris Eron Flávio de Oliveira;
  • 10h15 – 10h30: Intervalo;
  • 10h30 – 11h30: “The Ballad of the Reading Gaol” com o Prof. Dr. Alex Beigui e Ila Lewtchuk;
  • 11h30 – 12h30: Lançamento do volume Bloomsday 2014 e sorteio de livros.

Dia 15 de junho:

• 9h – 9h45: “Aspectos Estilísticos em O Gato de Beaugency” com o Prof. Dr. Marcelo da Silva Amorim;
  • 9h45 – 10h15: “Araby” com Erika Laís da C. Vasconcelos, Lucas Victor de O. Araujo e Mateus Nogueira B. Vale;
  • 10h15 – 10h30: Intervalo;
  • 10h30 – 11h: “Eveline” com Ana Rebecca de M. Moreira, Izablle Maia A. de Souza, Mariana F. dos Santos e Thamires L. Jeronimo;
  • 11h – 11h45: “Dubliners and the 1916 Rising” com o Prof. Dr. Bruce Stewart.