Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual começa com o ideal: “A arte é a nossa forma de fazer ciência”

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

Em clima de conexão com os elementos da natureza, especialmente a terra, alunos, professores e gestores ligados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN participaram da abertura, no dia 27 de abril, pela manhã, do “Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual”, uma promoção do departamento de artes, com vários apoios e programação contínua até este sábado, quando termina com o ritual “Processo Éter”, sob os auspícios do Arkhétypos – Grupo de Teatro, coordenado pelo idealizador do evento, professor Dr. Robson Haderchpek. Este evento final será no DEART às 19h.

No ritual de abertura, além da dança em louvor da terra, as falas foram harmônicas numa mesma direção e energia, todas muito positivas. O vice-chefe do CCHLA, professor Sebastião Faustino revelou que o espírito das ciências humanas está refletido nas ações culturais além de comentar que a arte é a forma da área de humanas de fazer ciência, e depois de parabenizar a iniciativa, ouviu da gestora do NAC, Teodora Alves, revelação de um sentimento de orgulho na aprovação do plano de cultura da UFRN, que demonstra a afeição que a entidade empresta ao setor artístico. Depois o departamento de artes, através do professor Olavo Bessa, reafirmou compromisso com eventos diversos, os enaltecendo e verbalizando ser este apoio institucional “o caminho da construção de conteúdos que devem ser compartilhados por todos”.

Ai chegou à vez dos convidados para a abertura, os pesquisadores argentinos, Profa. Patricia Bélières e o Prof. Alejandro Cancela, ambos da Escuela de Interpretación Bélières-Cancela. Muito a vontade diante de um público simpático e acolhedor, falaram sobre suas experiências, que podem ser observadas nesta entrevista.

1.         O que seria Teatro Ritual?

É uma cerimonia de interação com o outro através da ritualidade que irá despertar o que a de próprio e autêntico em cada um.

2.         Qual a importância do Teatro Ritual na cena contemporânea?

A importância é que tiramos o teatro dessa coisa cotidiana e familiar e o transformamos em uma cerimonia coletiva e social através do resgate de sua ritualidade.

3.         Qual a importância desse intercâmbio para vocês?

Temos a chance de conhecer o que esta ocorrendo aqui em relação à expressão teatral e passar para vocês o que conhecemos. Essa troca de conhecimento com o outro é muito apaixonante. Vocês têm uma identidade muito forte e visível e que se relaciona muito com a natureza e observar como é a expressão corporal de vocês é maravilhoso. Esperamos aprender muito nesse evento.

O coordenador do evento, Prof Dr. Robson Haderchpek falou na oportunidade sobre o mesmo.

Esse encontro é fundamental para entendermos os rumos do Teatro Ritual na América Latina. A partir desse intercâmbio iremos entender como outros pesquisadores da América Latina que trabalham com esse tema nas áreas das artes cênicas, dança, teatro e da música, enxergam a potencialidade de experimentos metodológicos e desenvolvem procedimentos de criação partindo dos quatro elementos terra, água, fogo e ar que configuram o Teatro Ritual.

Ele irá oferecer uma serie de palestras, workshops práticos desenvolvidos pelos professores: Particia Béliéres e Alejandro Cancela da Escuela de Interpretación Bélières – Cancela, Lara Rodrigues Machado da UFBA, Luciana Lyra da UERJ e Robson Haderchpek da UFRR. Além de mesas redondas e espetáculos dos processos criativos desenvolvidos no workshop. Todas as atividades são abertas ao público.

O nosso objetivo é resgatar o conhecimento genuíno perdido na época da colonização. Então procuramos inspirar esse saber através desse ritual e encontro com o outro construir esse conhecimento. Essa troca de saberes é o nosso ponto forte.

O evento oferta mais informações pelo link:  https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91800839

Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual começa em clima de pura interação.

No related posts.