IV Mostra Latinoamericana de Filmes Etnográficos recebe inscrições

Categorias: Sem categoria

Até 17 de julho, estão abertas as inscrições para a IV Mostra Latinoamericana de Filmes Etnográficos. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Antropologia Visual (Navis) em parceria com o Departamento de Antropologia (DAN) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) que possui como finalidade expor trabalhos de relevância acadêmica que abordem realidades socioculturais, tendo como fio condutor tópicos que dialogam com interesses sociológicos, antropológicos e etnográficos.

A programação é totalmente gratuita e ocorrerá de 9 a 13 de setembro em formato presencial, com transmissão ao vivo dos debates no canal do Youtube do Navis. Podem se inscrever, através de formulário do google, tanto pesquisadores quanto estudantes de graduação ou pós-graduação. Além disso, serão concedidos certificados de participação aos filmes selecionados. As atividades incluem mesas de debates entre realizadores, mediadores e público participante. Mais detalhes podem ser consultados no edital.

O festival conta ainda com apoio da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec); do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); do Departamento de Ciências Sociais; do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Sociais e Antropologia (LABEPECS); da Margem Hub – Espaço de Cultura Visual, do Círculo da Imagem; do grupo de pesquisa Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários da Universidade Federal da Paraíba (AVAEDOC – UPFB); do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas da Universidade Estadual do Vale do Acaraú  (Labome – UVA); e do Grupo Visagem da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gilmar Santana, coordenador da Mostra, vice-coordenador do Navis e professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS), destaca o objetivo da equipe que visa alcançar a mais ampla diversidade de público, não somente a comunidade acadêmica. “Em virtude do caráter híbrido dos encontros, quebramos barreiras espaciais e possibilitamos a interação e o acesso para todas as pessoas”, completa. O docente ressalta ainda a intenção em estabelecer pontes com outras áreas do conhecimento a partir das temáticas propostas pelos filmes e por sua sistematização dividida em cada dia do evento.

Histórico

As três edições anteriores somam mais de 300 trabalhos recebidos. A primeira, realizada em formato remoto em consequência da pandemia, ocorreu entre  5 e 7 de outubro de 2020, dos quais foram escolhidos 23 filmes entre 40. A segunda, que aconteceu de 2 a 4 de setembro de 2021, teve um crescimento exponencial, contando com 249 produções recebidas e 46 selecionados. A mais recente aconteceu de 26 a 30 de setembro de 2022 e teve 31 obras aceitas entre 50 submetidas.