UFRN exibe premiado filme “A flor do buriti” em sessão gratuita

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

O Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) exibe o filme “A flor do buriti” na segunda-feira (1º), às 15h, no auditório 1. A sessão é gratuita e faz parte de uma ação conjunta da Embaúba Filmes com o Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual (Epa!) e o Grupo de Investigações sobre Linguagem, Memória e Representação (GILMaR), ambos vinculados ao Decom.

O filme, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, foi premiado no Festival de Cannes em 2023. Embora a estreia nacional esteja marcada para 4 de julho, Natal não está incluída na lista de cidades que receberão o documentário, tornando esta exibição uma oportunidade única.

“A flor do buriti” conta a história do povo indígena Krahô, que em 1940 enfrentou um massacre perpetrado por fazendeiros no norte de Tocantins. Em 1969, durante a Ditadura brasileira, os filhos dos sobreviventes foram forçados a integrar uma unidade militar. O documentário destaca a luta contínua dos Krahô contra velhas e novas ameaças, e sua resistência diária em sua terra marcada por violência.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Decom da UFRN.

No related posts.