UFRN elabora plano para prevenção de desastres em Natal

Categorias: Sem categoria

A equipe técnico-científica do Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres (PMRR) do município de Natal já teve a primeira reunião de trabalho na última sexta-feira, dia 1º de março, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião, os membros da equipe, Lutiane Almeida, Ricardo Matos, Pitágoras Bindé, Caroline Sales, Anderson Maia e Cristiano Alves discutiram os primeiros passos da elaboração do plano estratégico, que terá como foco o monitoramento e  redução ou controle das situações de riscos nas áreas mapeadas do município.

O PMRR é um importante instrumento de prevenção e gestão de riscos de desastres. Embora a capital do Rio Grande do Norte tenha um plano de 2008, para ser efetivo, requer ser atualizado e articulado com os desafios contemporâneos do município. “A proposta é elaborar um PMRR que contemple os novos cenários provocados pela intensificação das mudanças climáticas”, destaca o coordenador do projeto, Lutiane Almeida.

Tal iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional das Periferias, do Ministério das Cidades, a Fiocruz, universidades públicas e prefeituras. Além da construção dos PMRRs, a proposta busca  contribuir com a formação de profissionais na área de mitigação de riscos e prevenção de desastres.