Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras realizou Encontro Nacional na UFRN

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

Ascom CCHLA, com Rede Andifes

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediou o Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, em parceria com o Instituto Ágora, de 29 de novembro a 1º de dezembro.

A programação do evento contou com palestras e oficinas sobre a atuação da Rede Andifes IsF e do processo de internacionalização, visando fomentar novas ações e a ampliação do trabalho que vem sendo realizado desde 2014 com a Rede IsF, e continuou com a implementação da Rede IsF à Andifes em 2019.

Para isso, foram convidados coordenadores nacionais, especialistas credenciados, coordenadores administrativos de instituições de ensino superior, professores de idiomas que atuam na Rede IsF, além de representantes governamentais e parceiros nacionais e internacionais da rede.

A mesa de abertura teve a participação da coordenadora nacional da Rede Andifes IsF, professora Denise Abreu e Lima (UFSCar), da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho Pires, da coordenadora de assuntos internacionais da SESu, Jaqueline Schultz, do diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Oppermann, do vice-presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN), da coordenadora do CGRIFES, Renata Bieleman, e do vice-presidente da FAUBAI, Waldenor Moraes Filho. essa mesa também estávamos ADERSON NASCIMENTO diretor da SRI da UFRN e Izabel Nascimento – coordenadora pedagógica e administrativa do IsF na UFRN

Na avaliação da professora Denise Carvalho, o encontro proporciona a troca de práticas, de análise das ações realizadas e de articulações para que novas ideias e propostas em favor do fortalecimento do ensino de línguas para internacionalização surjam.

O Programa

A Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criada em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras. A partir de uma iniciativa apresentada pela Andifes à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, o programa foi desenvolvido para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal.

O Programa tornou-se uma importante ferramenta no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

Desde outubro de 2019, quando houve o cancelamento das atividades do IsF pelo Ministério da Educação, a Andifes acolheu a proposta dos docentes envolvidos na iniciativa, mantendo os mesmos objetivos de trabalho do Programa, porém com a perspectiva de novas propostas a serem tratadas nas próximas reuniões previstas.  com a perspectiva de ampliação de ementas de cursos e outras ações que visem a internacionalização das universidades brasileiras

No related posts.