UFRN promove mesa redonda sobre arte cômica e homenageia palhaço Facilita

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

II PALHAÇAR: UFRN leva a arte do riso e homenageia ícone local em Natal

O Departamento de Artes (Deart) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 01 a 07 de dezembro, o II PALHAÇAR. O evento de extensão que tem como objetivo levar a arte cômica para a população de Natal, especialmente alunos de escolas públicas, e homenagear a rica tradição do palhaço.

A mesa de abertura, liberada ao público, ocorrerá no dia 01 de dezembro, às 14:30, no Teatro Laboratório do DEART/UFRN. O evento pretende discutir e valorizar a arte circense, prestando homenagem a um ícone local, o palhaço Facilita. Aos 66 anos e com 50 anos de carreira, Facilita é um dos palhaços mais ativos e queridos do Rio Grande do Norte. A homenagem, mediada pelo ator e palhaço George Holanda, contará com a participação de Rodrigo Bruggemann, o palhaço Piruá, e incluirá um bate-papo com Facilita, seguido por uma surpresa.

No sábado, dia 02 de dezembro, a partir das 10 horas, uma saída de palhaços e palhaças formada por estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN percorrerá a Feira do Alecrim. Já em 07 de dezembro, uma variété, espetáculo de variedades com esquetes de palhaçaria, será apresentada para alunos do Ensino Fundamental I na Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa, no bairro de Felipe Camarão. A escola é parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro, desenvolvido pelos estudantes.

O espetáculo é uma composição de personagens e cenas cômicas criadas pelos discentes sobre o repertório tradicional, resultado do componente curricular Introdução à Palhaçaria. Além das apresentações, os estudantes de Licenciatura desenvolveram planos de aula de Teatro, promovendo uma experiência rica e criativa.

O PALHAÇAR busca fortalecer o vínculo entre escolas públicas e a universidade, proporcionando entretenimento à população com menos acesso a apresentações culturais de qualidade. O evento, coordenado pelo professor André Carrico e com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, tem entrada franca em todas as ações.

No related posts.