1º Colóquio sobre Revisão de Textos acontece em dezembro no CCHLA; confira a programação

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) realiza o “I Colóquio sobre Revisão de Textos” nos dias sete e oito de dezembro de 2023, em formato híbrido, no auditório do Instituto Ágora. Foram disponibilizadas 150 vagas e as inscrições podem ser feitas via Sigaa e formulário disponível no perfil @revisaodetextos_cchla

Confira a programação completa do evento abaixo:

Dia 7/12/2023 (presencial) 

Manhã:

8h – Credenciamento

Entrega de materiais

8h30 – Abertura

Apresentação cultural

8h40 – Conferência de abertura

A importância das atividades de formação de revisores de textos para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

Josenildo Soares Bezerra (UFRN)

9h – Sessão de comunicações orais

Mediadora: Êmili Adami Rossetti (UFRN)

Revisão de textos: da teoria à prática – Risoleide Rosa Freire de Oliveira (UFRN/UERN)

Intervenções realizadas no texto em processo de revisão – Karla Geane de Oliveira (UFRN)

Diálogos entre autor e revisor: arena discursiva na ferramenta comentário – Fabíola Barreto Gonçalves (UFRN)

12h – Intervalo para almoço

 

Tarde:

14h – Papo de revisão

Mediadora: Êmilli Adami Rossetti (UFRN)

Tema: A revisão profissional de textos: desafios e possibilidades

Participantes:

Maria Regina Soares Azevedo de Andrade (UFRN)

Alice Pavan Sabino (Unesp/Araraquara)

Cefla de Medeiros Gonçalves (UFRN)

15h45 – Lanche e sorteio de livros

16h15 – Café com literatura

Mediadora: Karla Geane de Oliveira (UFRN)

Tema: Projetos editoriais para obras literárias

Participantes:

Cleudivan Jânio de Araújo (CJA)

Helton Rubiano de Macedo (UFRN)

Rodrigo Luiz Silva Pessoa (IFRN)

18h – Encerramento

Dia 8/12/2023 (on-line)

 

Manhã – 9h às 12h

Oficina 1 (3h) – Formatação de trabalhos acadêmicos com Word

Mediadora: Êmilli Adami Rossetti (UFRN)

Ministrante: Fabíola Barreto Gonçalves (UFRN)

Sobre a oficina: objetiva apresentar aos participantes conhecimentos sobre as normas da ABNT para resumo, sumário, trabalho acadêmico, referências e citações, bem como realizar a aplicação prática dessas normas em trabalhos acadêmicos. A normalização prioriza listas (automáticas), resumo, sumário (automático), numeração das páginas, títulos das seções, citações e referências. Para se inscrever, o cursista deve ter em seu computador o Word instalado.

Oficina 2 (3h) – Tópicos de gramática para revisão de textos  I

Mediadora: Karla Geane de Oliveira (UFRN)

Ministrante: Francisco Wildson Confessor (UFRN)

Sobre a oficina: objetiva identificar o conceito de gramática e distinguir seus diferentes tipos, bem como analisar textos variados aplicando a norma adequada. A prática engloba os seguintes tópicos: tipos de gramática, colocação pronominal, pronomes relativos, emprego dos porquês, pontuação (vírgula), ortografia -  emprego do hífen e escrita das horas.

Tarde – 14h30 às 17h30

Oficina 3 (3h) – Tópicos de gramática para revisão de textos  II

Mediadora: Êmilli Adami Rossetti (UFRN)

Ministrante: Fabíola Barreto Gonçalves (UFRN)

Ministrante: Francisco Wildson Confessor (UFRN)

Sobre a oficina: objetiva apresentar diversos aspectos da variação linguística e sua relação com os gêneros discursivos, bem como analisar textos variados aplicando a norma adequada. A prática engloba os seguintes tópicos: emprego da crase, variação linguística, conectivos/paralelismo, pronomes demonstrativos, pontuação (ponto e vírgula), noções de ortografia (homônimos).

Oficina 4 (3h) – Revisão de redações escolares com foco no ensino médio

Mediadora: Karla Geane de Oliveira (UFRN)

Ministrante: Tayanne da Silva Santos (UFRN)

Sobre a oficina: objetiva refletir sobre a postura do professor/revisor frente aos textos dos educandos, de maneira a tornar essa atividade mais construtiva e menos punitiva. Além disso, o laboratório visa ao estudo das principais competências de avaliação do texto dissertativo argumentativo com foco no Exame Nacional do Ensino Médio, de modo a possibilitar mais confiança ao docente no momento da revisão.

 

No related posts.