DLLEM realiza palestra investigativa sobre a confecção das notícias falsas

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

Estudos apresentados pelo Instituto Igarapé mostram que a divulgação de fake news aumentou após as eleições de 2022 no Brasil, momento em que publicações de conteúdo enganoso se tornaram frequentes nas redes sociais. O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN (DLLEM), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), irá realizar, na próxima segunda-feira, 23 de outubro, o evento Fake News: Palestra investigativa sobre a confecção das notícias falsas para discutir o assunto. A ação acontece das 16h às 18h, via Google Meet.

A atividade é aberta ao público, não sendo necessária a inscrição, irá propor um estudo das fake news e ajudar na identificação de elementos que compõem as notícias falsas, de forma a conseguir proceder à sua desconstrução. A ação também tem o objetivo de ensinar sobre o processo de checagem de notícias falsas e a análise crítica da mídia. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram do curso de Letras Língua Espanhola.

A palestra é direcionada para estudantes dos cursos de Letras e de Jornalismo e terá emissão de certificado para os participantes. Karen Oliveira, aluna do curso de Jornalismo da UFRN, comenta que deseja participar da ação, pois “uma palestra assim é essencial para conscientizar a população acerca dos perigos da desinformação e como evitá-la. No curso de jornalismo, aprendemos a checar se as informações que foram publicadas por veículos de comunicação são confiáveis.”

A ação está sendo organizada por Thayane Campos, coordenadora e docente do curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas, e será ministrada pela jornalista Carolina Marques. Atualmente, Carolina estuda sobre Memória discursiva: sentidos e significações no fact-checking, no programa de doutorado em Linguística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e está realizando o doutorado sanduíche na Université de Lille, na França.

“Na minha tese, eu tento entender como essas agências de fact-checking, que hoje em dia estão tentando fazer esse confronto contra as fake news, utilizam a memória discursiva na tentativa de se colocar como algo verídico. Com a palestra, vamos buscar entender melhor o que estamos lendo, identificando o que pode levar aquele conteúdo a ser falso ou verdadeiro. Acredito que essa compreensão é importante, pois a forma como as fake news se diluem na sociedade é muito mais rápida do que as notícias verdadeiras”, destaca a palestrante.

Segundo Carolina, existem diversos fatores que fazem as pessoas caírem em notícias falsas nos dias de hoje, “a gente não pode nunca achar que as pessoas que caem em fake news são pessoas menos informadas. Não tem nada haver com isso. Atualmente, as notícias falsas estão cada vez mais evoluídas, no sentido visual ou em como são feitas para que a gente acredite nelas. Temos também a questão comercial das notícias falsas, que se tornaram um mercado lucrativo, algo que será tratado na palestra”.

No related posts.