Decom oferta minicursos sobre a prática do Telejornalismo

Categorias: Sem categoria

O Departamento de Comunicação da UFRN (Decom), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), está com inscrições abertas para minicursos com a temática Entre o mercado e a academia: Telejornalismo na prática!. Ao todo, são ofertadas 80 vagas, sendo 20 para cada dia de atividades. O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em comunicação. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, via Sigaa.

Após a confirmação de inscrição no evento, é necessário que os participantes escolham o dia de minicurso que desejam participar na aba de inscrições abertas, selecionando o evento. Os encontros terão aproximadamente quatro horas, com início às 14h, e acontecerão no Laboratório de TV do Decom. Entre o mercado e a academia: Telejornalismo na prática! é um evento de extensão que tem como objetivo aproximar profissionais que já têm uma grande experiência no mercado televisivo local aos estudantes da Universidade.

Os minicursos serão sobre um subtema relacionado ao tema principal, que é o Telejornalismo na prática, e buscarão apresentar e iniciar uma discussão sobre um assunto específico. A ação pretende levar os alunos a aprenderem mais sobre uma área de interesse e terem, assim, uma visão geral do tema abordado.

Os encontros serão mediados pelo jornalista e professor do Decom Francisco Júnior. “Espera-se que seja um curso muito prático, podendo ser passadas noções básicas aos estudantes, para que a gente, logo na sequência, já faça a prática: a gravação no estúdio, de acordo com o tema de cada minicurso. Essa prática será acompanhada pelos profissionais que irão dar orientações, contar um pouco da sua trajetória e propor correções aos estudantes durante as gravações”, diz o docente.

Em relação ao conteúdo do curso, Francisco explica que serão abordadas as características da linguagem do telejornalismo, exercícios vocais para preparação para gravação no estúdio e leitura de textos para televisão. “Na sequência virá a parte prática e, por fim, a análise das gravações”, explica o professor.

10/10: Apresentação na TV – Francisco Júnior e Lídia Pace

11/10: Reportagem ao vivo – Francisco Júnior e Michelle Rincon