UFRN sedia festival de filmes colombianos

Categorias: Sem categoria

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será sede da 2ª edição do Festival de Cine Colômbia Migrante, que acontece do dia 4 a 6 de outubro. O evento na Universidade é aberto ao público e está sendo coordenado pela professora do Departamento de Antropologia (DAN) Angela Mercedes Facundo. Serão projetados quatro curtas-metragens e cinco longas-metragens durante o festival.

Entre os filmes da programação, estão: Siembra, ganhador do prêmio Boccalino de Oro, no Festival de Cine de Locarno, em 2015; e Sangre y Tierra, reconhecido em vários festivais, incluindo a 1ª Mostra de Cine Indígena de Wallmapu, no Chile; o Festival CompArte por la Humanidad EZLN, no México; e a 5ª Muestra Internacional de Cine SURMIC de Osorno, também no Chile.

Organizado pela Rede de Artistas Emigrados, Exilados e Refugiados pela Paz, o projeto busca refletir sobre a memória e a história de milhões de vítimas do conflito colombiano e provoca uma reflexão sobre desterritorialização e sobre exílio em outras partes do mundo.

O festival será aberto com uma mesa que irá discutir os processos de desterritorialização na Colômbia, na Palestina e nas comunidades indígenas do Rio Grande do Norte (RN). A ação conta com a presença da professora Angela Facundo e dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), além de pesquisadores dos processos de luta pelos territórios na Palestina e nas comunidades indígenas do Rio Grande do Norte, Michelle Ratto e Yuri Vasconcellos.

O link do evento e a programação com horários e salas estarão disponíveis a partir do dia 1º de setembro no Sigaa. Por enquanto, as informações podem ser acompanhadas pelo site ou pelo Instagram do festival.