Projeto “Mulheres na Ciência” capacita estudantes em programação Python para aplicações geográficas

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

No final de maio, nos dias 29 e 30, o Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou a ação de extensão “Mulheres na Ciência: Introdução ao Python e suas Aplicações na Geografia”. O curso teve como objetivo principal apresentar a linguagem de programação e explorar sua utilização em situações relacionadas ao conhecimento geográfico. Confira algumas das fotos do evento.

Sob a coordenação das professoras Jane Barbosa, Juliana Farias e Sara Medeiros, a ação contou com a participação de 10 mulheres e 6 homens de diversos cursos, incluindo Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecatrônica, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR).

O curso foi ministrado pela aluna de Engenharia de Computação Mariana Azevedo, que guiou os participantes em seus primeiros passos na programação Python e ensinou a aplicação desses conhecimentos em contextos geográficos. A ação de extensão recebeu elogios dos participantes, que reconheceram a importância de adquirir habilidades em linguagens computacionais, dada a crescente produção de dados e suas possibilidades de uso nas Ciências Humanas.

A coordenação do projeto agradece aos docentes do Departamento de Computação e Automação (DCA/UFRN), Ivanovitch da Silva e Ignacio Sánchez, pelo apoio fornecido para a realização da ação.

No related posts.