Janeiro Branco abre inscrições para programação de 2023

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

O projeto de extensão De Janeiro a Janeiro, promovido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), abre inscrições para programação de 2023 do Janeiro Branco. O evento, que se encontra na 8ª edição, acontece este ano no período de 12 a 31 de Janeiro. As inscrições já se encontram disponíveis pelo Sigaa.

A finalidade da campanha é ajudar a promover a saúde mental com bate-papos e atividades interativas. Serão nove ações abertas para a comunidade interna e externa, com sete delas em formato presencial. As atividades serão divulgadas no perfil do instagram (@janeirobranconaufrn), assim como os links para os inscritos nos eventos no formato online.

Para dúvidas, acesse as redes sociais de divulgação do evento: @janeirobranconaufrn, @sepaufrn e @ien.ufrn ou entre em contato pelo email janeirobranconaufrn@gmail.com

 

Programação

10/01/2023

Vídeo com tutorial para inscrição.

Estará disponível antes do início das atividades no perfil do instagram do projeto @janierobranconaufrn e permanecerá na plataforma até depois do evento.

Facilitadora: Bruna Layanara Freire Soares

11/01/2023

A importância da Saúde Mental o ano inteiro e da campanha em janeiro.

Estará disponível antes do início das atividades no perfil do instagram do projeto @janierobranconaufrn e permanecerá na plataforma até depois do evento.

Facilitadora: Bruna Layanara Freire Soares

 

12/01/2023 – Quinta-feira

9h00 às 11h00– Quinta-feira

Novo Ciclo: momento de florescer para novas oportunidades

Facilitadora: Priscila Bezerril

Uma roda de conversa com o intuito de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre formas potentes de viver, autocuidado, prevenção e promoção à saúde mental e bem-estar. Na atividade em tela será utilizada a ferramenta Roda Vida no propósito de analisar as áreas da vida dos participantes, e juntos eles irão pensar estratégias de equilíbrio, autocuidado e bem-estar.

Local: Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA)

 

17/01/2023 – Terça- feira

14h30 – 16h00

Oficina de mandala

Facilitador: Daiane Golbert

A Neurociência e Mandalas pode ajudar no bem-estar psíquico? Nesta atividade iremos conhecer um pouco da relação entre neurociências e criatividade e experimentar desenhar mandalas. A facilitadora tem experiência nas duas áreas e a medida que os participantes constroem suas mandalas a criatividade desperta podendo proporcionar bem-estar, autoestima e autoconhecimento. Não é preciso ter experiência e habilidade com desenhos.

Local: Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA)

 

19/01/2023

9h00 às 12h30Quinta-feira

Cine-debate por um olhar psicanalítico

Facilitadora: Alcilea Medeiros

O cinema pode, a partir da temática trazida, proporcionar espaço de dialogo e reflexão sobre o cotidiano. Nesta atividade, um filme escolhido pela facilitadora será o disparador da conversa conduzida com o olhar psicanalítico da convidada. O conhecimento sobre o filme escolhido acontecerá durante a ação.

Publico: Interessados na temática

Local: Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA)


20/01/2023

14h00 às 16h00

Roda de conversa sobre educação não violenta

Facilitadoras: Patrícia Souza e Ediana Gomes.

Cada contexto histórico e social carrega consigo prescrições a respeito da tarefa de educar crianças e adolescentes. Na sociedade moderna, a sobrecarga vivida diante da responsabilidade em acumular tantas ocupações e deveres tem ocasionado desafios particulares no exercício desta atividade, como sentimentos de culpa e ineficiência. Além disso, o acesso generalizado das tecnologias (por adultos e crianças) podem repercutir diversos efeitos no âmbito das relações humanas, convocando, portanto, atenção e ponderações no uso de tais instrumentos. Respostas autoritárias ou permissivas, embora cotidianamente adotadas, mostram-se insuficientes. Faz-se necessário, portanto, espaços que promovam uma verdadeira reflexão acerca de um papel que é basilar na construção da sociedade e, a partir disso, a construção de outros discursos e ações alternativas. A roda de conversa sobre educação não violenta é, portanto, um convite para acolher nossas emoções e sentimentos no exercício da provocadora e ousada missão de acompanhar a(s) trajetória(s) de se tornar humano!

Público alvo: Especialmente pais de crianças e ou adolescentes

Local: Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA

24/01/2023 – Terça-feira

14h00 às 16h00

Roda de conversa sobre Transtorno de Deficit Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos

Facilitadoras: Danielle Garcia e Ediana Gomes

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade recebe uma atenção especial quando se fala em crianças, no entanto, adultos também podem sofrer com essa condição. Muitas vezes o diagnóstico não ocorreu na infância e alguns comportamentos podem afetar relacionamento, rendimento escolar e ou profissionais

Publico Alvo: Pessoas com diagnóstico ou suspeita ou quem convive com pessoas com este transtorno.

Local: Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA


27/01/2023 – Sexta- feira

9h00 às 12h00

Memorizando direitos

Facilitadoras: Donalia Nobre, Malena Targino de Oliveira, Bruna Luiza Morais Fernandes e Ana Paula Camilo de Souza

Uma boa memória é um bom indicativo de uma boa saúde mental, bem como o conhecimento sobre os direitos que possuímos, especialmente, referente a políticas públicas. Nesta atividade, direcionada, principalmente, para idosos e cuidadores a facilitadora une os conhecimentos relacionados aos idosos em um jogo de memória, tornando a atividade divertida e com potencial para a busca de direitos e de boa saúde mental. O jogo foi criado pelas facilitadoras durante o processo de estágio no Instituto do Envelhelecer

Público alvo: Idosos e cuidadores

Local: Instituto do Envelhecer (IEN)

30/01/2023 - – Segunda-feira

Deficiência Intelectual em crianças com Síndrome de Down

14h00 ás 16h00

Facilitadoras: Ediana Gomes e Maria Luiza Paes

A roda de conversa proporcionará um ambiente para pais de pessoas com síndrome de Down conhecerem um pouco sobre o potencial dessas pessoas.

Publico alvo: Pais de pessoas com Síndrome de Down

Local: A definir. Há possibilidade de ser on line. Neste caso, os inscritos receberão o link via sigaa.

31/01/2023 – Terça-feira

Quando a tristeza bate em minha porta: será que estou deprimida?

14h00 às 16h00

Facilitadora: Simone Lopes

Um bate-papo sobre o humor que instiga a pensar: tristeza é depressão? Nesta atividade a partir que questões trazidas pela facilitadora os participantes serão convidados a refletirem sobre o humor, pensar qual a diferença entre ficar triste ou ter um diagnóstico de depressão.

Publico Alvo: Pessoas interessadas na temática

Local: Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA

No related posts.