Coordenadores do Motyrum lançam livros sobre pessoas em situação de cárcere

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) e o Departamento de Políticas Públicas da UFRN (DPP) realizam, no próximo dia 28, o evento Humanizar e Desencarcerar para o lançamento dos livros Un pueblo sin piernas pero que camina, de Thayane Campos, professora do Departamento de Línguas e Literatura Estrangeira Modernas (DLLEM/UFRN), e Da violência ao cárcere, da extensão à esperança, organizado por Cláudio Jesus, professor do Instituto de Políticas Públicas (IPP/UFRN), e por Thayane Campos.

A ação, direcionada à comunidade acadêmica, professores, pesquisadores e profissionais que se interessam pelas pesquisas relacionadas ao cárcere no Brasil e no Rio Grande do Norte, acontece no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), com transmissão ao vivo pelo YouTube do Motyrum Penitenciário, das 18h30 às 21h30. As inscrições são feitas no SIGeventos.

A programação começa com a cerimônia de abertura, à qual serão convidados os autores e os representantes do CCHLA/UFRN. Em seguida, haverá a fala da doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-membro do projeto Motyrum Anna Elisa Marques, seguida dos demais autores do livro.

O livro Un pueblo sin piernas pero que camina: formação inicial de professores de espanhol na educação de jovens e adultos privados de liberdade é fruto do doutorado de Thayane Campos. Publicado pela Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), a partir do Prêmio Mário Gonzalez, o mais importante em estudos do hispanismo no Brasil, conquistado pela autora em 2020, a obra trata da formação de professores de espanhol para pessoas privadas de liberdade.

De acordo com Thayane, a ideia foi tentar preencher a lacuna que é a reflexão a respeito da formação de professores de espanhol para esse público e pensar que o ensino de línguas estrangeiras não é uma caixa fechada, uma metodologia pronta, mas que tem que ser adequada a ele.

Já o livro Da violência ao cárcere, da extensão à esperança surgiu do projeto de extensão Motyrum, que tem à frente os autores Cláudio Jesus (coordenador) e Thayane Campos (coordenadora-adjunta). Publicado pela editora da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (Sedis), com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), essa obra é uma celebração da história do projeto, que tem como objetivo principal trabalhar com educação popular com apenados.

A primeira parte do livro é voltada para pesquisas relacionadas ao cárcere, com discussões sobre o encarceramento e políticas públicas que envolvem o sistema prisional no Brasil e no RN. Na segunda parte, o foco está nos projetos de extensão que atuam dentro do sistema penitenciário brasileiro voltados para atividades educacionais, como a remissão de pena por leitura e o curso superior voltado para encarcerados. Já a terceira parte conta a história do próprio Motyrum, que continua ativo.

Como fruto da parceria entre autores de diversas universidades públicas, a ideia do lançamento no formato e-book surgiu da iniciativa de disponibilizar o material gratuitamente e com acesso para todos. “Vemos que um trabalho de anos, elaborado de modo coletivo, foi realizado. E ver que esse coletivo está sendo apresentado, conhecido e reconhecido é uma realização profissional e pessoal muito grande”, enfatiza Thayane Campos.

Projeto de extensão Motyrum

O Motyrum é um coletivo de projetos de extensão da UFRN que objetiva realizar a educação popular em Direitos Humanos sob o guarda-chuva teórico-metodológico freireano. Criada em 2005, a ação, originalmente denominada Lições de Cidadania, divide-se em quatro núcleos de atuação que trabalham junto a grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Dentre eles, o Núcleo Penitenciário busca promover o diálogo entre graduandos e apenados, levando todos a uma reflexão crítica de conceitos que tendem a ser banalizados no cotidiano, como: cidadania, crime, violência, Direitos Humanos e justiça.

No related posts.