UFRN empossa Diretoria do Instituto de Políticas Públicas

Categorias: Sem categoria

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, nesta terça-feira, 20, a solenidade de posse da Diretoria do Instituto de Políticas Públicas (IPP), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A unidade acadêmica especializada foi criada no dia 26 de julho, com a missão de se tornar referência em âmbito estadual e a proposta de realizar novas atividades, tais como a oferta de cursos sequenciais e a implementação de residência e especialização na área de políticas públicas.

A diretora do IPP, Lindijane de Souza Bento Almeida, e o vice-diretor, Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, foram empossados pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que destacou a importância do momento para a Universidade, visto que o setor tem entre seus objetivos promover a  inovação no setor público, por meio da troca de experiências entre os governos estaduais, municipais e federal. Nesse sentido, o gestor lembrou ainda outros avanços recentes da UFRN na excelência acadêmica, pois o número de cursos de graduação com conceito 4 ou 5 (notas máximas), passaram de 45,5%, em 2017, para 56,1%, em 2021, bem como a pós-graduação dobrou a quantidade de programas com nota máxima.

A nova diretora do IPP, Lindijane Almeida, fez agradecimentos e assumiu “o compromisso de realizar um trabalho coletivo para consolidar, inovar, ampliar, democratizar, regionalizar e internacionalizar essa Instituição [UFRN] que tem sido o maior instrumento de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. Para tanto, a professora se comprometeu a consolidar o Instituto, com o intuito de colaborar para um Rio Grande do Norte menos desigual, mais justo e democrático.

Sobre o IPP

O Instituto de Políticas Públicas (IPP) surge a partir da fusão do Departamento de Políticas Públicas (DPP) com o Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP) e o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Labplan), a fim de ampliar as perspectivas de contribuições que a UFRN pode gerar no âmbito regional, por meio da integração em uma unidade acadêmica com capacidade técnica para implementar novos projetos.

O corpo docente, já compartilhado entre as unidades, apresenta produção relacionada diretamente às políticas públicas, com fortes redes de pesquisas nacionais e internacionais, além de apoio por meio de parcerias e convênios. O instituto mantém o curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), composto por mestrado e doutorado.

A unidade possui as diretrizes estratégicas de oferecer formação integrada, multidisciplinar, flexível e de grande amplitude; realizar pesquisa científica, bem como ações de extensão que promovam a inovação no setor público, a partir da residência na área; promover e apoiar o surgimento de iniciativas inovadoras, por meio de planos, programas e projetos de estímulo ao desenvolvimento social, sustentável e democrático.

Os objetivos incluem realizar atividades de extensão e inovação; promover a prospecção de talentos em Gestão de Políticas Públicas e em Estudos Urbanos e Regionais; consolidar a inserção da UFRN como referência na área de políticas públicas e contribuir com a internacionalização enquanto instituição de excelência no seu campo de conhecimento, além de outras finalidades.

Foto: Cícero Oliveira