DLLEM promove sessão de filmes de língua francesa

Categorias: Sem categoria

Download do artigo em formato PDF

O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), por meio do projeto de extensão Cinéclub Lumière, realiza, na próxima terça-feira, 5, a exibição do filme Azur y Asmar, no Instituto Ágora, às 14h, no Auditório 1. Após a sessão, um debate será realizado com os presentes, com participação da professora Tâmara Abreu.

O Cinéclub Lumière é uma atividade voltada à promoção da língua francesa e divulgação da cultura francófona a partir de produções cinematográficas feitas em ou sobre países falantes do idioma no mundo. A ação, coordenada pelo professor François Weigel, além de apresentar obras cinematográficas ao público, traz também temáticas do mundo contemporâneo, como a urbanidade e a desigualdade social.

Para o professor, o cinema é uma forma de ver e ouvir o idioma vivo, em interação, com diálogos do cotidiano, levando em consideração gírias e sotaques, sendo um contato enriquecedor para estudantes da área. “Nossos alunos, de forma geral, gostam de descobrir a língua francesa por meio do cinema. Na sessão anterior, tivemos a exibição de um filme policial e, desta vez, um filme de animação”, conta.

O projeto visa tanto aprimorar o conhecimento da língua entre os alunos do curso de Letras-Francês quanto oportunizar uma reflexão aberta à sociedade natalense sobre a diversidade e as referências culturais próprias de países que falam o idioma. François ainda aponta que o projeto, idealizado pelos próprios estudantes, traz filmes que, não necessariamente, são conhecidos pelo grande público para despertar a curiosidade dos alunos por outros gêneros e formas de se fazer audiovisual.

Ainda que o filme seja uma animação, a obra, imersa no mundo árabe, pode também ser apreciada por adultos, visto que temáticas atuais são abordadas, em especial o envolvimento com a interculturalidade. Tâmara Abreu, professora responsável pelo momento de debate e especialista em literatura infantojuvenil, destaca que as temáticas abordadas serão a cultura oriental árabe, as relações da França com os países do Maghreb (norte da África) e, sobretudo, a fraternidade. As inscrições são realizadas por meio do Sigaa.

No related posts.