Tiresias realiza roda de conversa sobre orgulho LGBTQIA+

Categorias: Sem categoria

Inserido nas ações promovidas ao longo do mês do orgulho LGBTQIA+, novo evento do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos (Tirésias/UFRN) promove, nesta quinta-feira, 30 de julho, às 18h, uma roda de conversa para discutir os problemas e questões que permeiam a vivência da população LGBTQIA+, seja no cenário potiguar ou nacional. Estão convidados para participar da ação tanto a comunidade interna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto o público externo com interesse no tema.

Intitulado Roda de Conversa sobre Orgulho LGBTQIA+: espaços, sujeitos e vivências, o evento tem a coordenação do professor Francisco Cleiton Vieira da Silva do Rêgo e a colaboração de três alunos. Para embasar a discussão, está prevista a participação de Suzanne Freire, mestre em Antropologia Social e militante, e Lucas Nascimento, bacharel em Gestão de Políticas Públicas e mestrando em Antropologia Social.

A expectativa é de que o encontro assegure a celebração e maior visibilidade das práticas de resistências políticas e sociais que desafiam convenções de minorização da comunidade LGBTQIA+. Aliado a isso, a reunião quer pensar nesse público como um agrupamento de indivíduos que se orgulham da sua existência sociopolítica e cultural, mesmo enfrentando violações dentro e fora do território brasileiro. O evento vai acontecer no Auditório C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), localizado no Campus Central, e as inscrições podem ser realizadas pelo Sigaa.

Tirésias

O Tirésias é um grupo que busca ampliar as discussões em torno de questões relacionadas à diversidade sexual, equidade de gênero e garantia dos direitos cidadãos. Entre seus objetivos específicos estão a sistematização de informações; dados e indicadores sobre as vulnerabilidades da população LGBTQIA+; a produção de conhecimentos capazes de subsidiar a formulação de Projetos de Lei e Políticas Públicas nas esferas federal, estadual e municipal para fomento e proteção de minorias; e o apoio a ações dentro e fora da Universidade com foco na visibilidade da comunidade LGBTQIA+.