Deart realiza peça teatral sobre pandemia, negacionismo e fake news

Categorias: Sem categoria

O Departamento de Artes (Deart) da UFRN realiza de 25 a 27 de maio, às 19 horas, no Teatro Jesiel Figueiredo, o V PALAVRAR: A PESTE (Ciclo de Leituras Dramáticas). O evento, gratuito, propõe ao público peças teatrais que abordam questões relacionadas à pandemia, se aprofundando sobre causas e consequências. As senhas gratuitas serão distribuídas a cada noite na porta do Teatro do Deart, a partir das 18h30.

O evento apresenta a leitura cênica de textos teatrais que abordam a perplexidade do ser humano diante de um cenário pandêmico, expressando sentimentos de impotência, descontrole, perda e luto. O ciclo pretende também debater os temas que envolvem a peste da ignorância, o negacionismo, as fake news, a disseminação de calúnias e a cegueira política. Provocando, sobretudo, a reflexão acerca da abrangência do assunto a partir das peças lidas, de autores como Alfred Jarry, Matei Visniec e Luís Alberto de Abreu.

Uma das propostas do ciclo é aproximar alunos e professores de Artes da classe teatral da cidade. Como em todos os anos, o Palavrar recebe grupos de teatro externos. Este ano, participam os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, além de atores pertencentes a outros coletivos teatrais, como Estação e Atores à Deriva. Também participam do Palavrar o projeto de extensão Teia e o projeto de ensino Todas as Letras, que receberão o público na entrada do Teatro com pequenas intervenções performáticas dos textos referentes ao tema da peste, em sentido amplo.

Idealizado e coordenado pelo professor André Carrico, o projeto de extensão conta com alunos do curso de Licenciatura em Teatro na execução de sonoplastia e iluminação, além da produção executiva e organização das redes sociais. Outra ação do V Palavrar envolve os alunos do curso de Design, coordenados pela professora Elizabeth Romani, que a cada edição criam a identidade visual do evento (cartaz, cards, programa impresso).

Para mais informações, acesse o instagram (@ciclodeleituras)