Evento da UFRN promove reflexão sobre história e espaço

Categorias: Sem categoria

Pautado na reflexão e construção de sentidos, o IX Colóquio de História e Espaços, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN (PPGH/UFRN), está com inscrições abertas até o dia 1º de novembro. O evento pretende discutir pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes de especialização. A transmissão vai ocorrer entre os dias 8 e 12 de novembro, mediante o Google Meet e pelo canal do YouTube do PPGH.

O colóquio traz, nas mesas-redondas e simpósios, discussões de caráter histórico, político e social. O primeiro dia do evento conta com a participação de Roberto Vecchi, professor titular na Universidade de Bolonha, onde ministra aulas de Literatura Portuguesa e Brasileira, além de História da Cultura Portuguesa. Os dias posteriores à abertura também reúnem profissionais renomados da UFRN e de outros estados.

Entre os temas das mesas-redondas, estão Historiografia, Ensino, Quadrinhos e História dos Espaços; Culturas históricas, memórias e espacialidades; e Entre o regional e o nacional: saberes, práticas e identidades espaciais. Cada encontro é organizado por cerca de dois a cinco professores do Departamento de História da UFRN e das universidades parceiras.

O simpósio abrange temáticas voltadas para o estudo, pesquisa e debate de questões relacionadas à identidade cultural e político-social dos territórios. Teoria, Historiografia e Ensino da História dos EspaçosEspaços, Historicidade e Práticas Sociais; e Brasil e Américas: territorialização, política, sociedade e cultura (séculos XVI-XIX) são alguns conteúdos que integram  a programação do 9° Colóquio de História e Espaços.

via Agecom