Notícias



Falecimento de Dedé Baiano. José Lopes Galvão, mais conhecido por Dedé Baiano, 59 anos de idade, nascido em Recife, mas ainda criança veio morar na cidade de Natal. Por volta dos onze anos de idade começou a frequentar o centro de Joaquim Cardoso e anos mais tarde o centro de Pai Rivaldo Macedo, no bairro da Cidade da Esperança. A iniciação, no orixá, foi realizada na casa de Maria José de Caixa d’Agua, Recife-PE, e, a consagração na jurema foi com Babá Karol (Natal-RN). Abriu sua própria casa, o Centro Oxum Marê, em 1972, no bairro de Nazaré, na Rua Jerônimo Câmara e no ano de 1985, com a abertura dos conjuntos habitacionais na Zona Norte de Natal, mudou-se para o Conjunto Pajuçara I, onde residia e mantinha seu espaço religioso. Dedé Baiano faleceu nesse dia 23 de março.

- 23/03/2015 20:42:10


NOTA DE FALECIMENTO No dia 20 de novembro, ultima quinta feira, faleceu por falência múltipla dos órgãos, a sacerdotisa do Culto ao Orixá da Nação Nagô, Iyalorixá Renné Alves Galvão de Ogum, aos 87 anos. Iniciada no culto na década de 1960, pelo saudoso Babalaô/Uluô Julio Gomes Moreira, em sua trajetória como Iyalorixá, fundou o ILÊ AXÉ OGUN OFAJÉ, no bairro do Tirol, com a ajuda da também saudosa Iyalorixá Elizabete de França Ferreira de Iyemanja, a quem ela carinhosamente chamava de “Vó Betinha”. Mãe Renné homenageou seu Pai de Santo, dando o nome dele ao logradouro do Ilê. Seu Axé cumpriu um importante papel na sociedade potiguar, ao oferecer assistência, palavra amiga, apoio, aconchego e orientação espiritual através do trabalho social realizados com as pessoas menos favorecidas da comunidade da baixada Fluminense do Tirol, como também no atendimento a diferentes personalidades da política e sociedade natalense. Todos que a procuravam sempre saiam com uma certeza de que algo melhor estava por vir. Ela foi exemplo de resistência e guarda das tradições do Culto da Nação Nagô/Xangô de Pernambuco e muito se orgulhava de sua pureza, dada a falta de influências e interferências externas em sua casa. Mãe Renné deixa sua família de Axé, amigos e admiradores com o seu legado religioso e humanista. Os ritos fúnebres, conforme práticas da nação que professava, já se iniciaram. E a missa do Sétimo dia será dia 26/11/2014, próxima quarta feira na Igreja Santa Terezinha, bairro do Tirol, em Natal-RN, às 17h e 30 mim. “Siga em paz e tranquila, grande guerreira, descansa, seu rebanho está pronto e ti encontro na fé”. Baba Ivângelo França

- 24/11/2014 23:21:45


Em agosto de 2013, o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, concedeu a Mãe Nem, Maria da Glória Silva, a Medalha de Honra Prof. Deífilo Gurgel, pela dedicação a religião afro-brasileira na cidade de Natal, em especial por procurar manter a tradição nagô na cidade.

- 11/12/2013 17:53:09


Vejam em Memória Fotográfica fotografia da Yá Natércia Araújo.

- 11/10/2012 12:22:32


Gostaríamos de compartilhar com voces a mensagem recebida do Coordenador Geral da Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia – CARMA:,fim>“Estamos tentando fazer aqui em Manaus a Cartografia Social e consequentemente o mapeamento do Povo Tradicional de Terreiro. Assim como na maioria das grandes capitais, aqui não tem sido fácil conseguir recursos para isso.

A ideia de fazer o mapeamento via internet me pareceu uma ideia fantástica. Quereria saber mais sobre a metodologia, os recursos técnicos usados para isso. Creio que esse projeto será o divisor de águas. Grato, desde já, pela colaboração. Cordialmente,

Vodunsi He Rohsovi Alberto Jorge Silva

Coordenador Geral da Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia - CARMA

www.facebook.com/carma2004

- 19/08/2012 14:23:12


69 Terreiros cadastrados.

Atualize os dados de sua casa religiosa.

É fácil participar: vá para o item CONTATO e digite as informações.

Participe!

- 13/08/2012 12:09:10