Reta final do I DIGIMÍDIA traz palestras terça (22) e quarta (23)

Entre os temas que serão abordados esta semana, estão métodos digitais e trabalho plataformizado; transmissão acontece às 17h pelo canal Decom UFRN

Esta semana marca a reta final da programação do I DIGIMÍDIA: Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital. Na terça, dia 22, acontece a palestra Controvérsias e plataformas: a perspectiva dos métodos digitais, com o Prof. Dr. Carlos d’Andrea (UFMG); no dia seguinte, 23, será a vez do Prof. Dr. Rafael Grohmann (UNISINOS), com a palestra Comunicação e trabalho plataformizado: caminhos de pesquisa. Os dois encontros terão início às 17h das datas indicadas e serão transmitidos pelo canal Decom UFRN no You Tube. As inscrições para o evento seguem abertas, são gratuitas e acontecem exclusivamente através do endereço https://www.even3.com.br/digimidia2022/.
Convidado da terça-feira (22), Carlos d’Andréa é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, além de coordenador do grupo de pesquisa R-EST – estudos redes sociotécnicas. Seus trabalhos são voltados para temas como: plataformas; mídias sociais; métodos digitais; datificação; ciência, esporte e controvérsias; e jornalismo contemporâneo. Já Rafael Grohmann, que conduzirá a palestra da quarta (23), é professor no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, além de coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour e coordenador no Brasil do projeto Fairwork, vinculado à Universidade de Oxford. Ele desenvolve pesquisas sobre: trabalho em plataformas; plataformização do trabalho; cooperativismo de plataforma; dataficação; comunicação e trabalho; trabalho de comunicadores; teorias da comunicação; e circulação de sentidos.
Na programação do I DIGIMÍDIA, já foram realizadas as palestras Possibilidades da Análise de Redes Sociais na pesquisa em Comunicação (no dia 26 de janeiro, com a Profa. Dra. Gabriela Zago), Discursos políticos, big data e emoções em rede (no dia 02 de fevereiro, com o Prof. Dr. Fábio Malini), “Apenas siga os atores”: implicações da Teoria Ator-Rede no estudo de controvérsias nas mídias digitais (no dia 09 deste mês, com as pesquisadoras Débora Pereira e Marina Boechat) e  Teoria Ator-Rede e rastros digitais: visibilidade e presença (no dia 16, com a Profa. Dra. Fernanda Bruno).
“A ideia do evento é discutir possibilidades metodológicas para analisar processos comunicativos em ambientes digitais. No Digimídia, os interessados poderão ouvir e fazer perguntas para pesquisadores que trabalham com a temática”, ressalta a organizadora do evento, professora Kênia Maia. Durante a palestra, os participantes inscritos deverão assinar uma lista de presença a ser liberada durante cada encontro e, ao final do evento, aqueles que sinalizaram presença receberão certificado – a ser liberado após o Carnaval, no mesmo sistema em que os participantes fizeram inscrição.
O I DIGIMÍDIA é uma realização do Marginália – Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN.
SERVIÇO
I DIGIMÍDIA:  Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital
Palestras semanais até 23 de fevereiro
Inscrições: https://www.even3.com.br/digimidia2022/
Informações: digimidia.ufrn@gmail.com

Card - Prof. Carlos d'Andrea

Card - Prof. Rafael Grohmann

Leave a Reply