Mais um encontro do I DIGIMÍDIA na quarta (16)

Quarta palestra do evento vai tratar sobre rastros digitais e será conduzida pela Profa. Dra. Fernanda Bruno; transmissão acontece a partir das 17h pelo canal Decom UFRN

Entrando em sua quarta semana de realização, o I DIGIMÍDIA: Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital traz mais uma palestra nesta quarta-feira, dia 16. A apresentação da Profa. Dra. Fernanda Bruno (UFRJ), com o tema Teoria Ator-Rede e rastros digitais: visibilidade e presença, terá início às 17h e será transmitida pelo canal Decom UFRN no You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=FAPVSRpPd_0). As inscrições para o evento seguem abertas, são gratuitas e acontecem exclusivamente através do endereço https://www.even3.com.br/digimidia2022/.
Palestrante desta semana, a Profa. Dra. fernanda Bruno é professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia da UFRJ, além de coordenadora do MediaLab.UFRJ e membro-fundadora da Rede latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade  (LAVITS). Foi pesquisadora visitante na Sciences Po, Paris (2010-2011) e no Departamento de Humanidades Digitais do King’s College, Londres (2019-2020). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Surveillance Studies Centre da Queens University, Canadá. Entre seus livros mais recentes, estão: Máquinas de ver, modos de ser: vigilância tecnologia e subjetividade (Sulina, 2013) e Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem (Boitempo, 2018).
Na programação do I DIGIMÍDIA, já foram realizadas as palestras Possibilidades da Análise de Redes Sociais na pesquisa em Comunicação (no dia 26 de janeiro, com a Profa. Dra. Gabriela Zago), Discursos políticos, big data e emoções em rede (no dia 02 de fevereiro, com o Prof. Dr. Fábio Malini) e  “Apenas siga os atores”: implicações da Teoria Ator-Rede no estudo de controvérsias nas mídias digitais (no dia 09 deste mês, com as pesquisadoras Débora Pereira e Marina Boechat).
“A ideia do evento é discutir possibilidades metodológicas para analisar processos comunicativos em ambientes digitais. No Digimídia, os interessados poderão ouvir e fazer perguntas para pesquisadores que trabalham com a temática”, ressalta a organizadora do evento, professora Kênia Maia. Durante a palestra, os participantes inscritos deverão assinar uma lista de presença a ser liberada durante cada encontro e, ao final do evento, aqueles que sinalizaram presença receberão certificado.
RETA FINAL | A próxima semana marca a reta final da programação do DIGIMÍDIA. Na terça, dia 22, acontece a palestra Controvérsias e plataformas: a perspectiva dos métodos digitais, com o Prof. Dr. Carlos d’Andrea (UFMG); no dia seguinte, 23, será a vez do Prof. Dr. Rafael Grohmann (UNISINOS), com a palestra Comunicação e trabalho plataformizado: caminhos de pesquisa.  Assim como nas ocasiões anteriores, as apresentações serão transmitidas pelo canal Decom UFRN no You Tube, a partir das 17h. O I DIGIMÍDIA é uma realização do Marginália – Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN.
I DIGIMÍDIA:  Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital
Palestras semanais até 23 de fevereiro