Terceiro encontro do I DIGIMÍDIA acontece nesta quarta (09)

Pesquisadoras Débora Pereira e Marina Boechat abordarão o estudo de controvérsias nas mídias digitais; palestra será transmitida a partir das 17h pelo canal Decom UFRN

I DIGIMÍDIA: Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital chega à sua terceira palestra nesta quarta-feira, dia 09. Com a apresentação das pesquisadoras Débora Pereira e Martina Boechat, a palestra “Apenas siga os atores”: implicações da Teoria Ator-Rede no estudo de controvérsias nas mídias digitais terá início às 17h e será transmitida pelo canal Decom UFRN no Yout Tube (https://www.youtube.com/watch?v=L6OcntDQa9I). As inscrições para o evento seguem abertas, são gratuitas e acontecem exclusivamente através do endereço  https://www.even3.com.br/digimidia2022/.
Débora Pereira é doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado seu pós-doutorado no grupo de pesquisa Repastol MediaLab, na França. No mesmo país, é professora na Universidade Lille 3, onde ministra a disciplina de cartografia da Informação (Gephi) para o Master Information Documentation Parcours Veille et Communication de L’Information Stratégique. Marina Boechat é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche no MédiaLab Sciences Po Paris, tendo como centros de interesse e produção a visualização da informação, etnografia digital, fatores humanos, ciência da cognição, estudos sociais das ciências e história e filosofia da ciência.

“A ideia do evento é discutir possibilidades metodológicas para analisar processos comunicativos em ambientes digitais. No Digimídia, os interessados poderão ouvir e fazer perguntas para pesquisadores que trabalham com a temática”, ressalta a organizadora do evento, professora Kênia Maia. Durante a palestra, os participantes inscritos deverão assinar uma lista de presença a ser liberada durante cada encontro e, ao final do evento, aqueles que sinalizaram presença receberão certificado.

Na programação do I DIGIMÍDIA, já foram realizadas as palestras Possibilidades da Análise de Redes Sociais na pesquisa em Comunicação (no dia 26 de janeiro, com a Profa. Dra. Gabriela Zago) e Discursos políticos, big data e emoções em rede (no dia 02 de fevereiro, com o Prof. Dr. Fábio Malini). Nas próximas semanas, os participantes terão a oportunidade de acompanhar as seguintes:
Dia 16.02 |  Teoria Ator-Rede e rastros digitais: visibilidade e presença (Profa. Dra. Fernanda Bruno – UFRJ)
Dia 22.02 | Controvérsias e plataformas: a perspectiva dos métodos digitais (Prof. Dr. Carlos d’Andrea – UFMG)
Dia 23.02 | Comunicação e trabalho plataformizado: caminhos de pesquisa (Prof. Dr. Rafael Grohmann – UNISINOS)
O I DIGIMÍDIA é uma realização do Marginália – Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN.
I DIGIMÍDIA:  Perspectivas Metodológicas em Ambiente Digital
Palestras semanais até 23 de fevereiro