SEMINÁRIO: “A MEDIÇÃO DO LOCAL E AS MEDIÇÕES COMUNICATIVAS NA CULTURA”

Cartaz_Immacolata

Projeto de Cooperação “Comunicação e mediações em contextos regionais: usos midiáticos, culturas e linguagens” – PPGCOM-USP/PPgEM-UFRN/PPGCOM-UFMS – PROCAD 071/2013
Seminário“A mediação do local e as mediações comunicativas na cultura”
Duração: 15h.
Dias 26,27 e 28 de outubro de 2015
Horário: 8h30-12h30
Local: Sala 01 – Novo Anexo do Labcom (Atenção: foi mudado para Sala 2 do Novo Anexo do Labcom, por questões técnicas)
Ministrante: Profa. Dra. Maria ImmacolataVassallo de Lopes
Justificativa do Seminário:A mediação é conceito-síntese nos estudos de Comunicação, um tipo de abordagem/perspectiva que capta a comunicação a partir de seus nexos, o que torna possível identificar e integrar todos os seus espaços, sejam da produção, do produto e da recepção. Dessa premissa, o seminário abordará as mediações comunicativas que atuam na cultura local, responsáveis por sua identidade, seus particularismos e seus modos de inserção na sociedade globalizada.
Objetivos
1. Demonstrar, segundo Jesús Martín-Barbero, como e porque osproblemas e objetos de Comunicação são problema e objeto de mediações.
2. Expor os tipos básicos de mediações: culturais e comunicacionais, em seus nexos e articulações no espaço local.
3. Propor um protocolo metodológico para uma cartografia comunicacional-cultural da cidade de Natal (software e análise)
4. Planejar uma pesquisa sobre ofertas culturais e seus públicos visando aprodução de conhecimento novo sobre o local.

Breve currículo da Profa. Maria Immacolata Vassalo de Lopes
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM). Criadora e coordenadora da rede internacional de pesquisa OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e da rede nacional de pesquisa OBITEL-BRASIL. Presidente de IBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação (2015-2018). Diretora de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (2001-2012). Foi representante da área de Comunicação no CNPq (2004-2007). É membro de Conselho Científico de periódicos nacionais e internacionais. Publica artigos e livros no país e no exterior. É pesquisadora 1A do CNPq.