Consuni cria Departamento de Design vinculado ao CCHLA

Categorias: Sem categoria

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRN aprovou na última sexta-feira, 18 de dezembro, a proposta de criação do Departamento de Design (DDgn), por desmembramento do Departamento de Artes (Deart). Dessa forma, a unidade passará a recepcionar e administrar o curso de graduação em Design e estará vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

De acordo com o Projeto de Criação do Departamento de Design, o DDgn objetiva desenvolver ações que promovam a constante melhoria da qualidade dos processos de ensino da graduação, com inserção dos estudantes em pesquisas científicas e em atividades de extensão; a consolidação da cultura do design articulada aos princípios que norteiam o campo, como sustentabilidade, inovação e empreendedorismo; o fortalecimento de parcerias entre departamentos e instituições de ensino; a formação superior da pós-graduação na área do Design; entre outros objetivos.

A criação do Departamento de Design tem entre suas justificativas as diferenças entre os cursos de graduação do Departamento de Artes, sendo o curso de Design o único bacharelado do Deart, visto que os demais cursos são as Licenciaturas em Artes Visuais, Dança e Teatro. Dessa forma, por meio de desmembramento do Deart, a formação do DDgn vai incluir professores do departamento de origem, além de docente do Departamento de Engenharia Têxtil e um corpo técnico-administrativo.

Por Agecom