Projeto de Extensão promove ações de prevenção ao suicídio de jovens

Categorias: Notícia

O projeto de extensão Falar é a melhor solução: rodas de conversa com adolescentes sobre saúde mental e suicídio, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulga cartilha com ações sobre prevenção ao suicídio para jovens, em alusão ao mês de prevenção Setembro Amarelo.

A cartilha foi elaborada pelos alunos do curso de Psicologia Amanda Melo, Caroline Oliveira, Frederico Clemente, Gêdson Almeida, Lucas Araújo, Morgana Moraes, Olga Maria Hawes, Pedro Otávio, Thainá Souza, Jucieli Polyanna e Mariana Maia sob a coordenação da professora Ana Karina Azevedo. A obra tenta aproximar a compreensão do fenômeno do suicídio, acreditando que acolher a dor de quem está do nosso lado pode salvar vidas.

A proposta nasceu da experiência de um projeto de extensão anterior: O Suicídio – informação, prevenção e cuidado, uma ação integrada da UFRN com escolas de ensino médio, com o objetivo de promover um espaço de diálogo sobre suicídio e saúde mental aos alunos.

As ações que integram o projeto de extensão consistem em reuniões com os alunos participantes para estudar textos e materiais relacionados à temática do suicídio e do sofrimento psíquico na adolescência. Além disso, ações serão realizadas a partir da realidade de cada escola, proporcionando rodas de conversas, com espaços de acolhida psicológica, auxiliando a busca de ajuda pelo jovem.

Para visualizar a cartilha acesse nosso site.

Cartilhajovens2020