Setor de revisão de textos do CCHLA apresenta trabalho em Fórum Nacional

Categorias: Sem categoria

O 5º Fórum Nacional de Revisão de Textos realizado nos dias 24 e 25 de novembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais para discorrer sobre o panorama da revisão de textos e da atuação do revisor no Brasil.

Na ocasião foram apresentados processos de trabalho sobre revisão textual utilizados no setor de revisão, inclusive da UFRN, dialogando sobre a importância da revisão na construção e na difusão do conhecimento científico, na universidade pública.

O evento, que teve participação da revisora da UFRN, Karla Geane de Oliveira, e da bolsista Ysabelly Campelo Lima da Cruz, aplicou um questionário com autores cujas obras foram revisadas no Setor de Revisão e Diagramação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, entre 2015 e 2022.

O trabalho “Intervenções realizadas no texto em processo de revisão” teve o objetivo de discutir as intervenções realizadas no textos, focalizando as alterações já feitas, as marcações que o autor pode aceitar ou rejeitar o que foi alterado, as sugestões já com propostas de mudança, bem como questionamentos para a reflexão do autor. Pelos resultados, a avaliação foi que a interação entre autor e revisor é imprescindível para a melhoria da qualidade do texto.