UFRN realiza encontro sobre Energias renováveis e justiça socioambiental

Categorias: Sem categoria

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, por meio do Instituto de Políticas Públicas (IPP), nos dias 29 e 30 de novembro, o 3° Encontro Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios: Energias renováveis, diversidade e justiça socioambiental e climática. O evento inicia com uma mesa redonda de abertura na tarde desta terça-feira, às 14h30, no auditório Nepsa I, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As inscrições podem ser feitas no local.

Após a abertura, a programação continua com a palestra “Descarbonização do sul global: cenários e convergências”, às 15h, contando com a apresentação da professora Adryane Gorayeb (UFC). Às 16h30, começa uma mesa redonda sobre o tema “Energias renováveis, clima e desenvolvimento regional no Nordeste”, com mediação da professora Zoraide Pessoa (UFRN).

Ainda hoje, 29, às 18h, palestra o professor Fernando Maia (UFPB) sobre o tema: Contratos, despossessão dos camponeses e energia eólica. Já amanhã, quarta-feira, 30, o dia de evento inicia às 14h com uma roda de conversa sobre “Políticas públicas e marcos normativos da energia eólica no Nordeste”. A programação realiza também, às 15h, uma roda de conversa sobre “Sustentabilidade, percepções e olhares das eólicas no Rio Grande do Norte”, com mediação de Eunice Ferreira, da UFRN.

O tema “Olhares das comunidades e as energias renováveis” será debatido, às 16h10, também pelos convidados. Ao final, acontece a palestra sobre os “Desafios das energia renováveis: o caso do Rio Grande do Norte”, às 17h30. Na ocasião serão lançados três livros, resultantes de pesquisas sobre as energias renováveis. Com destaque para o Livro: Energia Eólica: perspectivas e desafios no Rio Grande do Norte, organizado pela professora Zoraide Souza Pessoa, coordenadora do evento.