Projeto do Georisco é aprovado no CNPq e na Capes

Categorias: Sem categoria

O projeto “Aprimoramento da gestão local de riscos ambientais-urbanos para cenários multirrisco frente à emergência climática: instrumentos inovadores e participação social”, do grupo de pesquisa Georisco, do curso de Geografia da UFRN, foi aprovado em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Capes.

No CNPq, o projeto foi aprovado na Chamada 59/2022 e o investimento é de R$ 502 mil, entre recursos de capital, custeio e bolsas de pesquisa. Já na Capes, foi aprovado no Edital 15/2022 e foi contemplado com 3 bolsas de pós-doutorado, 2 de mestrado e 1 de doutorado e R$ 50 mil para custeio.

Seu objetivo é elaborar metodologias inovadoras para revisão e aprimoramento dos instrumentos consolidados de diagnóstico em escala de detalhe e gestão local de riscos e desastres frente às mudanças climáticas com foco na vulnerabilidade socioambiental, nos cenários multirrisco e na participação social.

O Georisco é coordenado pelo professor Lutiane Almeida, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (Nuped), e, para a realização do projeto, compôs parceria com o Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC (Labgris/UFABC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O grupo atua em pesquisa, ensino e extensão sobre temas como indicadores de risco de desastres, mapeamento e modelagem de risco de desastres e ações de extensão em redução de risco de desastres (RRD). O Georisco possui membros oriundos da própria UFRN e de outras universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).