rmnatal@cchla.ufrn.br(84) 3342-2224, Ramal 400

Regimes Urbanos e Governança Metropolitana

publicado em:3/03/17 10:23 AM por: vianapatricio Eventos

(Encontro Nacional da Rede Observatório das Metrópoles)

Natal/RN, 29 a 31 de março de 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

As atuais dinâmicas sociais, econômicas e culturais – atuantes nas cidades e nas metrópoles – reforçam preocupações históricas e trazem novos problemas ao debate sobre o Direito à Cidade. Apoiado no novo projeto INCT – Observatório das Metrópoles (“A Metrópole e o Direito à Cidade”), o presente Seminário intenta apresentar um quadro atualizado da pesquisa em estudos urbanos e regionais, com ênfase na Governança e nos Regimes Urbanos. Como ambiente de debate, o Seminário também objetiva iluminar alguns pontos da atual agenda urbana brasileira considerando, desse modo, as diferentes formas de gestão e de implementação de práticas (públicas e privadas) socio espaciais. Evidenciar os mecanismos que impedem – ou dificultam – alcançar o bem-estar urbano, e que passam pelas contingências do Planejamento e do investimento público, podendo revelar um novo caminho de pesquisa sobre as cidades, com especial atenção aos Regimes Urbanos, às formas particulares dos “capitalismos urbanos”, às relações entre o público e o privado na produção do espaço, entre outros. Por fim, pretende refletir sobre a incorporação da dimensão territorial nas políticas urbanas e sociais locais e internacionais, convidando pesquisadores do Brasil e de outros países – contando com a presença de dois importantes investigadores como João Ferrão e Luísa Schmidt, ambos da Universidade de Lisboa.

Todas as informações estão no site do evento, clique aqui para acessar.

A última modificação foi feita em:Fevereiro 23rd, 2018 as 08:55