rmnatal@cchla.ufrn.br(84) 3342-2224, Ramal 400
publicado em:17/07/18 7:21 AM por: vianapatricio Eventos

 

Que tipo de sociedade urbana seremos capazes de construir para o futuro? Essa questão figura como eixo central do Congresso “As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças”, que a Rede INCT Observatório das Metrópoles irá realizar, no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, em comemoração aos seus 20 anos de trajetória. O evento contará com a palestra magna do professor Neil Brenner, do Urban Theory Lab (Universidade de Harvard/EUA), um dos principais pensadores sobre os processos capitalistas de urbanização com foco na construção de uma nova Teoria Urbana mundial.
Durante o congresso, Brenner lançará a sua primeira coletânea de textos em língua portuguesa, com o título “Espaços de Urbanização: estudos sobre teoria urbana crítica”. #20Anos #ObservatórioDasMetrópoles
 
A primeira Mesa Redonda do Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos ocorrerá no dia 04 de dezembro (terça-feira), às 09:30 e tem como título “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”. O objetivo da mesa é debater sobre a estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos.
Para comentar essas e outras questões, comporão a mesa: Maria do Livramento M. Clementino (UFRN), Márcio Pochmann (UNICAMP), Ermínia Maricato (USP) e André Singer (USP).
Para maiores informações acessem: http://observatoriodasmetropoles.net.br/congressovinteanos/

 

Para tratar acercar da estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos, o INCT Observatório das Metrópoles contará com a presença da Professora Maria do Livramento M. Clementino na Mesa “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”.
A Professora Maria do Livramento M. Clementino é doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles (Coordenadora do Núcleo Natal). Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Urbano. É autora de diversos textos acadêmicos, sendo um dos mais recentes o artigo “A (não) implementação do Estatuto da Metrópole na Região Metropolitana de Natal”, publicado no livro Brasil Metropolitano em Foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole editado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA).

Para tratar acercar da estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos, o INCT Observatório das Metrópoles contará com a presença de Ermínia Maricato na Mesa “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”. Ermínia Maricato é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB), Ermínia já ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal. Seus principais temas de pesquisa são reabilitação urbana e habitação em áreas centrais, política públicas urbanas, questões fundiária e imobiliária, moradia social, gestão local e participação. Publicou recentemente o capítulo “The future of global peripheral cities” que compõe o livro Urban Latin America: Inequalities and Neoliberal Reforms editado por Tom Angotti.
Para maiores informações acessem: http://observatoriodasmetropoles.net.br/congressovinteanos/

 

Para tratar acercar da estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos, o INCT Observatório das Metrópoles contará com a presença do professor Márcio Pochmann na Mesa “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”.

Márcio Pochmann é doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, professor titular no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho. Entre 2007 e 2012 presidiu o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA). Tem experiência na área de Economia Social e do Trabalho e possui vasta publicação científica sobre os temas: emprego, educação, relações de trabalho, sindicalismo, políticas públicas sociais e mercado de trabalho. Seu último artigo “Estado e Capitalismo no Brasil: a inflexão atual no padrão das políticas públicas do ciclo político da Nova República” foi publicado na revista Educação & Sociedade.

Para maiores informações acessem: http://observatoriodasmetropoles.net.br/congressovinteanos/

#20Anos #ObservatórioDasMetrópoles

Para tratar acercar da estrutura social brasileira e a exclusão daqueles que não usufruem do padrão de cidadania estabelecido e do acesso à direitos, o INCT Observatório das Metrópoles contará com a presença do Professor André Singer na Mesa “As metrópoles e as classes sociais: o desafio da integração”.

André Singer é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor livre docente do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi coordenador e é pesquisador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania e foi secretário de Imprensa da Presidência da República de 2003 a 2007. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo. Tem experiência nos temas: Comportamento Eleitoral, Teoria Política Moderna e Classes Sociais. Publicou recentemente o artigo “The failure of the developmentalist experiment in three acts” na Critical Policy Studies

Para maiores informações acessem: http://observatoriodasmetropoles.net.br/congressovinteanos/

#20Anos #ObservatórioDasMetrópoles