Como são feitas as pesquisas e atualizações da biblioteca

 

Teses
 
Título Autor Ano Instituição Link
ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, APÓS SUA INCLUSÃO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, NA ÓTICA DOS REFLEXOS DO ENEM PORTES, MARCIA DO NASCIMENTO 2016 UNIFRAN http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251770
Educar para as relações étnico-raciais: mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial MADEIRA, THAIS FERNANDA LEITE 2016 UFSCar
Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015 SILVA, DANIEL LOUZADA DA 2016 UnB
CONSENSOS E ASSIMETRIAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A DISCIPLINA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1998- 2012) SOUZA, KLEBER LUIZ GAVIAO MACHADO DE 2016 UFRN
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E DIMENSÕES DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA SCHIRMER, SAUL BENHUR 2016 UFSM
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil – 2000-2015) OLIVEIRA, ALMIR FELIX BATISTA DE 2016 PUC-SP
USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO PELOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SILVA, GIANE MARIA DA 2016 UFMG
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DE LÍNGUA PORTUGUESA CARVALHO, GISLENE LIMA 2016 UEC
O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ABORDAGEM DISCURSIVA DE EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO DE TEXTO CARVALHAES, WESLEY LUIS 2016 UFG
EXPRESSÃO VERBAL PARA QUÊ? UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS ALMEIDA, JAQUELINE MARIA DE 2016 UENF
Percorrendo as imagens do livro didático de língua inglesa com vistas para além dos territórios nativos da anglofonia: uma análise de suas páginas de abertura COSTA, WALISON PAULINO DE ARAUJO 2016 UFPB
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS BATISTA, MICHEL CORCI 2016 UEM
A LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA E SUA INSERÇÃO NO ENSINO MÉDIO ROMAIS, SANDRA ELEINE 2016 UFPR
DUAS PROFESSORAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) E SUAS (DES)CRENÇAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO VIEIRA, ANA NELCINDA GARCIA 2016 UFSM
O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho PEDREIRA, ANA JULIA LEMOS ALVES 2016 UnB
A interculturalidade em interação na aula de literatura de língua inglesa sob o viés da sociolinguística interacional BARRETO, MARIA IRISDENE BATISTA 2016 UFPB
Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo: relações entre indicadores de desempenho e material curricular PISSAIA, VITOR HUGO 2016 UNESP
LIGAÇÕES QUÍMICAS: INVESTIGAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO PAZINATO, MAURICIUS SELVERO 2016 UFSM
Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica COSTA, ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA 2016 PUC-SP
LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA (PNLD 1999-2014): EDITORAS, AVALIAÇÕES E ERROS NOS CONTEÚDOS SOBRE SANTA CATARINA MACIEL, GISELE NEVES 2015 UFSM
UNIDADES FRASEOLÓGICAS COM ZOÔNIMOS EM DICIONÁRIOS MONOLÍNGUES E BILÍNGUES (PORTUGUÊS-INGLÊS) E EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD BUDNY, ROSANA 2015 UFSC
IMPOSIÇÕES NEGOCIADAS: Poder, Saber e inculcação de valores no Livro Didático de História – uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012 JUNIOR, WASHINGTON TOURINHO 2015 UNESP
ANÁLISE LINGUÍSTICO-ARGUMENTATIVA DE LIDES EM LIVRO DIDÁTICO DO 9º. ANO: IMPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS SIQUEIRA, MARIA CLAUDIA RIBEIRO DE ANDRADE 2015 UFF
A UNIDADE DIDÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR AO LONGO DOS TEMPOS CARGNELUTTI, JOCELI 2015 UFSM
AS APRENDIZAGENS DO CONCEITO ENERGIA DO METABOLISMO CELULAR NAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES MEDIADAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO WIRZBICKI, SANDRA MARIA 2015 UFRGS
ANÁLISE COMBINATÓRIA: ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS E DIDÁTICAS NOS LIVROS ESCOLARES BRASILEIROS NO PERÍODO ENTRE 1895 E 2009 PINHEIRO, CARLOS ALBERTO DE MIRANDA 2015 PUC-SP
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE FRONTEIRA E TERRITÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL, SERIES INICIAIS, DE GEOGRAFIA RODRIGUES, ALINE DE LIMA 2015 UNESP
Classes sociais em livros didáticos de Geografia AMORIM, PAULO HENRIQUE OLIVEIRA PORTO DE 2015 USP
Tratamento didático de expressões idiomáticas de língua portuguesa no ensino fundamental II: fundamentos e propostas MATIAS, GISLAINE RODRIGUES 2015 UNESP
UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA SOB A ÓTICA DA ECOLOGIA DO DIDÁTICO GOULART, AMARI 2015 PUC-SP
INTERFACES ENTRE LINKS E REMISSIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS REDES MEDIOESTRUTURAIS DE DICIONÁRIOS ONLINE E IMPRESSOS DE LÍNGUA MATERNA DANTAS, HALYSSON OLIVEIRA 2015 UFC
Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos PREDEBON, NATHALIA RODRIGUES CATTO 2015 UFSM
Proposta teórico-metodológica para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários voltados para crianças: uma abordagem cognitiva BRANGEL, LARISSA MOREIRA 2015 UFRGS
Ensino de pontuação em coleções didáticas de português: uma análise dialógica SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA 2015 PUC-SP
A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa MAREGA, LARISSA MINUESA PONTES 2015 USP
A escravidão no livro didático de historia do Brasil: três autores exemplares (1890-1930) PINA, MARIA CRISTINA DANTAS 2009 UNICAMP
Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 – 2012) SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de 2016 UFRN
O mundo da vida na matemática: análise do livro didático de matemática sob uma perspectiva bakhtiniana DANTAS, Franceliza Monteiro da Silva 2017 UFRN
O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007 2009) TIMBO, Isaíde Bandeira 2019 UFRN
Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero NOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira 2004 UFRN
Perspectivas semânticas em livros didáticos do ensino fundamental I : por uma proposta léxico-cultural Oliveira, Mariana Lins Escarpinete de 2018 UFPB
Percorrendo as imagens do livro didático de língua inglesa com vistas para além dos territórios nativos da anglofonia: uma análise de suas páginas de abertura Costa, Walison Paulino de Araújo 2016 UFPB
A tradição discursiva livro didático de português: mudanças e permanências ao longo dos séculos XX e XXI Patriota, Luciene Maria 2011 UFPB
Por uma sistemática didática: estudos semânticos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio SOUZA, José Wellisten Abreu de 2017 UFPB
Escola como “laboratório” para a produção de livros didáticos: a atuação de Piedade Paiva no Cenário Educativo Paraibano (1967-1990) PALHARI, Haquel Myriam de Lima Costa 2016 UFPB
Jogos no ensino de matemática: uma análise na perspectiva da mediação ANDRADE, kalina Ligia Almeida de Brito 2017 UFPB
O agir docente em contexto de EJA: saberes, gestos e práticas do professor-alfabetizado SILVA, Fábio Pessoa da 2015 UFPB
Possibilidades pedagógicas do uso da imagem fotográfica no âmbito do livro didático de matemática MACIEL, Aníbal de Menezes 2015 UFPB
Práticas discursivas e processos de hegemonização: o currículo-ensino de história na crise de percepção da contemporaneidade MACEDO NETO, Manoel Pereira de 2015 UFPB
Sentidos da língua e do sujeito a ensinar-aprender no Brasil: o discurso da coleção novo manual de língua portuguesa F.T.D. (1909-1943) Farias., Washington Silva de 2010 UFPB
Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI Segabinazi, Daniela Maria 2011 UFPB
Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD FREIRE, Verônica Emilia Campos 2019 UFPE
O objeto discurso no ensino de língua portuguesa: noções teóricas e suas reconfigurações na constituição de um objeto ensinável PEREIRA, Sônia Virginia Martins 2017 UFPE
Novas tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa Varginha Ramos Caiado, Roberta 2011 UFPE
Ecologia do saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básica MELO, Marcos André Pereira de 2018 UFPE
Entre ensino de gramática e análise linguística : um estudo sobre mudanças em currículos e livros didáticos da Silva, Alexsandro 2018 UFPE
Representações de gênero social no livro didático de língua portuguesa LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira 2017 UFPE
As identidades dos sujeitos leitores da EJA: análise da coleção viver, aprender SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz 2014 UFPE
A formação do professor de português e o livro didático: reflexões sobre documentos, discursos e práticas LIMA, Hérica Karina Cavalcanti de Lima 2015 UFPE
Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) Silva, Thaise da 2012 UFRGS
Tecnologias educacionais no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do município de Pelotas/Brasil Seixas, Rita Helena Moreira 2017 UFRGS
Os entes primitivos, o ponto, a reta e o plano nos livros didáticos de matemática Oliveira, Marcílio Martins de 2019 UFRGS
Fotografias que revelam o espaço urbano nos livros didáticos de Geografia Freisleben, Alcimar Paulo 2018 UFRGS
O Livro didático de geografia como estratégia de governamento Oliveira, Aldo Gonçalves de 2019 UFRGS
Identidades capturadas : gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de geografia Tonini, Ivaine Maria 2002 UFRGS
Perspectiva do letramento : mudanças e permanências nos livros didáticos de alfabetização Cornélio, Shenia D’Arc Venturim 2015 UFES
As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010) : limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem Alcântara, Regina Godinho de 2014 UFES

Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza para os anos iniciais do ensino fundamental

 

Viecheneski, Juliana Pinto 2019 UFPR
Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa Costa, Jaqueline de Morais 2017 UFPR
A ABORDAGEM DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESAFIO DA DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS Abreu, Verena Santos 2019 UFBA
Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança Martins, Liziane 2017 UFBA
“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”: o performativo curricular – na análise de torpedo um vídeo do Kit Escola sem homofobia Dantas, Maria da Conceição Carvalho 2014 UFBA
Audiodescrição de charges e cartuns no livro didático digital: uma proposta de parâmetros à luz da gramática do design visual. Silveira, Deise Mônica Medina 2019 UFBA
Professor Joaquim Silva, um autor da historia ensinada do Brasil: livros didáticos e educação moderna dos sentidos (1940-1951) Pinto Junior, Arnaldo 2010 UNICAMP
A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente Antônio Maurício Medeiros Alves 2013 UFPEL
A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em livros didáticos de língua portuguesa dos 4º e 5º anos Jales, Adriana Morais 2015 UFRN
O léxico no material didático de espanhol como língua estrangeira : análise e proposta de atividades complementares Nariño Rodriguez, Mónica 2017 UFRGS
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio Wirzbicki, Sandra Maria 2015 UFRGS
A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares Silva, Tiago Cortinaz da 2019 UFRGS
A didática das ciências no Brasil : um olhar sobre uma década (2003-2012) Alves, Karla dos Santos Guterres 2016 UFRGS
A revista superinteressante, os livros didáticos de química e os parâmetros curriculares nacionais instituindo “novos” conteúdos escolares em ciências/química Ferreira, Maira 2008 UFRGS
A cultura no discurso dos livros didáticos Marin, Lara Chaud Palacios 2019 USP
Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista (2019) Carreira, Nara Lasevicius 2019 USP
Diálogos sobre mulher: por um ensino-aprendizagem funcional e discursivo da concessão (2019) Emerici, Denise Aparecida Telheiro 2019 USP
Ensino de literatura brasileira e violência: uma análise de abordagens do poema ‘O navio negreiro’, de Castro Alves, em coleções didáticas do PNLD 2018  (2019) Santos, Juliana de Oliveira 2019 USP
Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II (2018) Silva, Fernando Ribeiro Costa 2018 USP
A história da África e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos da educação de jovens e adultos (2018) Santos, Pedro de Souza 2018 USP
Imagens na comunicação do conhecimento em livros didáticos de química e física: uma análise à luz da semiótica peirceana (2017) Joaquim, Marina Guiglielmin de Godoy 2017 USP
O gênero debate nos livros didáticos de Português do ensino médio: vozes em diálogo (2017) Alencar, Andréa Gomes de 2017 USP
As confluências das tradições literárias escritas e orais nos livros didáticos: um estudo das representações das literaturas africanas, afro-brasileira e indígenas nos materiais do Programa Nacional do Livro Didático 2014 (2017) Biazetto, Flávia Cristina Bandeca 2017 USP
A (re)construção do discurso oficial sobre o livro didático de inglês nos editais de PNLD para os anos finais do ensino fundamental (2017) Simões, Nathália Horvath 2017 USP
Mediações do estado e cerceamento midiático no ensino de geografia: interferências na produção e distribuição de livros didáticos(2017) Vitiello, Márcio Abondanza 2017 USP
O “Reino das Plantas” nos livros didáticos de ciências: análise das imagens (2017) Silva, Rená Manoel de Souza e 2017 USP
Educação financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio (2016) Gaban, Artur Alberti 2016 USP
Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental (2015) Silva, Maísa Alves 2015 USP
Carpe Diem: o PNLD e o papel do professor de inglês na sala de aula (2016) Reis, Elaine Íris dos 2016 USP
Estudo do diminutivo em -inho/-zinho no livro didático do projeto Teláris de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (2015) Macena, Elizabeth da Silva 2015 USP
Classes sociais em livros didáticos de Geografia (2015) Amorim, Paulo Henrique Oliveira Porto de 2015 USP
Avaliação como possibilidade transformativa: (re)pensando a avaliação no ensino-aprendizagem de língua espanhola Araújo, Welma Júlia Santos de Lima 2019 UFAL
Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015 Silva, Daniel Louzada da 2016 UNB
O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio : um estudo em escolas da rede pública de Sobradinho, Distrito Federal Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves 2017 UNB
Leitura no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos Araújo, Simone Paixão 2018 UNB
Glossário sistêmico como material didático : descrição de termos formados por elementos eruditos Aguiar, Rebeka da Silva 2019 UNB
Gêneros em contos e crônicas em livros didáticos de Português no ensino médio : um estudo sistêmico-funcional Soares, Rosana Muniz 2019 UNB
Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio. DALVI, M. A. 2010 UFES
Da imprensa periódica de ensino e de técnicas aos livros didáticos da Educação Física: trajetórias de prescrições pedagógicas (1932-1960) CASSANI, J. M. 2018 UFES
A elaboração e instituição do currículo mínimo de matemática no Rio de Janeiro Liao, Tarliz 2014 UFES
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9 ano: implicações ideológicas Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade 2015 UFF
Por que trabalho como princípio educativo? uma análise linguístico-discursiva em livros didáticos de língua estrangeira moderna do PNLD 2018 Carrizo, Valquíria Areal 2020 UFF
Texto e leitura no ensino de espanhol como língua estrangeira: os documentos norteadores do MEC e as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 Onofre, Patrícia Carvalho de 2013 UFF
Análise lingüístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º. ano: implicações ideológicas Siqueira, Maria Cláudia Ribeiro de Andrade 2015 UFF
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza 2015 UFF
A linguagem oral no livro didático de português : atividades de ressemiotização Sugita, Vitor Takeshi 2012 UNICAMP
As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do ensino médio : um foco nos capítulos de Geometria Mazzi, Lucas Carato 2018 UNICAMP
O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study Rosa, Marcelo D’Aquino 2019 UNICAMP
Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia Neves, Darlan da Conceição 2018 UNICAMP
O livro didático de química como discurso curricular : recontextualizações no campo das políticas educacionais Oliveira, Ana Carolina Garcia de 2014 UNICAMP
Análise do processo de implementação de política : o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Romanini, Maristela Gallo 2013 UNICAMP
Dinamicas discursivas na aula de portugues : os usos do livro didatico e projetos didaticos autorais Bunzen Junior, Clecio dos Santos 2009 UNICAMP
Apropriação docente dos livros didaticos de historia das series iniciais do ensino Franco, Alexia Padua 2009 UNICAMP
Imagens da África, dos africanos e seus descendentes em coleções de didáticos de história aprovadas no PNLD de 2004 Boulos Júnior, Alfredo 2008 UNICAMP
Livros didáticos de geografia (PNLD 1999-2014): editoras, avaliações e erros nos conteúdos sobre Santa Catarina Maciel, Gisele Neves 2015 UFSC
O livro didático de língua adicional do PNLD e o aluno local: como essa relação faz sentido em sala de aula? Fávaro, Maria Helena 2013 UFSC
O preconceito e as diferenças na literatura infantil: um estudo de caso com base na teoria histórico-cultural Buendgens, Jully Fortunato 2014 UFSC
Unidades fraseológicas com zoônimos em dicionários monolíngues e bilíngues (português-inglês) e em livros didáticos do PNLD Budny, Rosana 2015 UFSC
Os sistemas apostilados de ensino: um olhar para as ciências da natureza nos anos iniciais Engerroff, Ana Martina Baron 2017 UFSC
A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina Souza, Agnes Cruz de  2017 UNESP
Projeto gráfico de livros didáticos da educação de jovens e adultos: análise sob a perspectiva dos docentes de escolas de Bauru (SP) e de Avaré (SP) Andrade Neto, Mariano Lopes de 2016 UNESP
Narrativas literárias hispano-americanas em livros didáticos de ELE: a alteridade e a formação do leitor Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho 2019 UNESP
Formações imaginárias de autores de livros didáticos de física presentes em propostas de atividades experimentais para o ensino médio

Silveira, Waldemir de Paula

 

2018 UNESP
Tratamento didático de expressões idiomáticas de língua portuguesa no ensino fundamental II: fundamentos e propostas Rodrigues Matias, Gislaine 2015 UNESP
Imposições negociadas: poder, saber e inculcação de valores do livro didático de história : uma análise dos livros adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012 Tourinho Júnior, Washington 2015 UNESP
Uma discussão sobre os conceitos de fronteira e território no ensino fundamental, anos iniciais, de Geografia Rodrigues, Aline de Lima 2015 UNESP
Estudo de dicionários escolares e proposta de elaboração de Dicionário temático infantil de Língua Portuguesa Gonçalves, Sheila de Carvalho Pereira  2013 UNESP
Quem somos nós?: apropriações e representações sobre a(s) identidade(s) brasileira(s) em livros didáticos de História (1971-2011) Moreno, Jean Carlos 2013 UNESP
Scientia amabilis: um panorama do ensino de Botânica no Brasil a partir da análise de produções acadêmicas e de livros didáticos de Ciências Naturais Pieroni, Laís Goyos 2019 UNESP
Resíduos sólidos: do conhecimento científico ao saber curricular – a releitura do tema em livros didáticos de Geografia Sobarzo, Liz Cristiane Dias 2008 UNESP
O agir linguageiro de professores de língua inglesa frente ao PNLD como politica linguística Nessralla, Marília 2017 UFU
A evolução nos livros didáticos de Biologia frente ao PNLD 2018: aproximações e distanciamentos Carmo, Karlla Vieira do 2019 UFU
O tratamento da variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa Oliveira, Flávia Freitas de 2018 UFU
Livros didáticos de história : uma história comparada de Brasil e Cuba (2013-2015) Porto, Ana Luiza Araújo 2019 UFU
O homem é um animal que escreve cartas: recepção do gênero carta por alunos do ensino fundamental Lima, Wilma Maria Sampaio 2009 MACKENZIE
A mulher e o feminino em livros didáticos contemporâneos de literatura para o ensino médio. Elisbon, Eudma Poliana Medeiros 2018 UFES
A poesia nos livros didáticos : contribuição para um projeto educativo emancipatório Senna, Miguel Angelo Braga 2014 UFES
A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia / Liliam Rosa Prado dos Santos. Santos, Lilliam Rosa Prado dos 2017 UFPR
A literatura marginal-periférica e sua inserção no ensino médio Leonardi, Sandra Eleine Romais 2016 UFPR
A presença do livro didático de história em aulas do ensino médio : estudo etnográfico em uma escola do campo Chaves, Edilson Aparecido 2015 UFPR
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio [recurso eletrônico] : influências, aproximações e afastamentos Carvalho, Cristiano 2018 UFPR
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD Rocha, Tiago Ungericht 2019 UFPR
Hibridismo cultural no manual didático de inglês Storck, Damaris Fabiane 2017 UFPR
Jovens, escolarização e livros didáticos [recurso eletrônico] : estudo etnográfico em uma escola de assentamento (SC) Vieira, Edilaine Aparecida 2018 UFPR
O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio – PNLD/2015 Liotti, Luciane Cortiano 2019 UFPR
O livro didático de física e a formação de professores Leite, Alvaro Emilio 2013 UFPR
Usos do livro didático de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em Foz do Iguaçu : estudo etnográfico Andre, Tamara Cardoso 2011 UFPR
Uma análise das repercussões do Programa Nacional do Livro Didático no Livro Didático de Matemática Nora Olinda Cabrera Zuniga 2007 UFMG
Usos do livro didático de letramento e alfabetização pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental Giane Maria da Silva 2016 UFMG
A representação do professor em Manuais do Professor de livros de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Juliana Cabral Junqueira de Castro 2019 UFMG
Formação continuada de professores de história no programa nacional dolivro didático Marcos Antonio Silva 2014 UFMG
O processo de produção escrita em livros didáticos de língua portuguesa: do planejamento à revisão Eloisa Helena Rodrigues Guimaraes 2009 UFMG
A coesão textual em livros didáticos do PNLD/2010: análise dos livros didáticos adotados pela Rede Pública Municipal de Barbacena Elisabeth Goncalves de Souza 2012 UFMG
Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas Araci Rodrigues Coelho 2009 UFMG
O texto de biologia do livro didático de ciências Selma Ambrozina de Moura Braga 2003 UFMG
A história afro-brasileira pós-abolição em livros didáticos Luciano Magela Roza 2014 UFMG
Ortografia em livros didáticos de português: ensino-aprendizagem Ana Paula Campos Cavalcanti Soares 2014 UFMG
Os jogos digitais de livros didáticos de língua portuguesa Gilvan Mateus Soares 2019 UFMG
Atividades de retextualização em livros didáticos de português: estudo dos aspectos linguístico-discursivo dos gêneros implicados Maria Flor de Maio Barbosa Benfica 2013 UFMG
Ideários de leitura e de leitor em livros didáticos de Português (1984-2007): escolhas textuais e valorações sociais Mariana Queiroga Tabosa 2013 UFMG
Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura de literatura na formação da “comunidade de leitores” Marta Passos Pinheiro 2006 UFMG
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e livros didáticos de matemática Glaucia Marcondes Vieira 2013 UFMG
Práxis e educação linguística : mediações do livro didático do PNLD-LEM Gomes, Raquel Salcedo 2017 UNISINOS
A tessitura do gênero textual “manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa” nas tramas do PNLD Cristina Mott Fernandez 2014 UEL
O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa : uma proposta mediada pela produção de sequências didática Eliane Segati Rios-Registro 2014 UEL
A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do Paraná Flávio Brandão Silva 2017 UEL
Uso e ousadia de professores em suas relações com o livro didático : uma análise discursiva de identidades em (re)construção Juliana Orsini da Silva 2014 UEL
O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007) Cassiano, Célia Cristina de Figueiredo 2007 PUC-SP
A linguagem oral nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental 3º a 4º ciclos: algumas reflexões Mendes, Adelma das Neves Nunes Barros 2005 PUC-SP
A presença de gêneros da esfera da propaganda no livro didático de língua portuguesa Costa, Sueli da 2009 PUC-SP
Análise combinatória: organizações matemáticas e didáticas nos livros escolares brasileiros no período entre 1895-2009 Pinheiro, Carlos Alberto de Miranda 2015 PUC-SP
O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil – 2000-2015) Oliveira, Almir Félix Batista de 2016 PUC-SP
Relações de gênero em livros didáticos de língua portuguesa: permanências e mudanças Moura, Neide Cardoso de 2007 PUC-SP
O hipertexto em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa Caldas, Alba Helena Fernandes 2014 PUC-SP
Um estudo sobre a abordagem dos conteúdos estatísticos em cursos de Licenciatura em Matemática: uma proposta sob a ótica da ecologia do didático Goulart, Amari 2015 PUC-SP
Ensino de pontuação em coleções didáticas de português: uma análise dialógica Silva, Anderson Cristiano da 2015 PUC-SP
Estudo sobre as concepções de professores do ensino básico em relação à aleatoriedade e probabilidade Rodrigues, Marcelo Rivelino 2018 PUC-SP
Retrato da verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica Costa, Elizangela Patrícia Moreira da 2016 PUC-SP
Formação continuada de professores de história no programa nacional do livro didático Marcos Antonio Silva 2014 UFMG
Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas Araci Rodrigues Coelho 2009 UFMG
A UNIDADE DIDÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR AO LONGO DOS TEMPOS Cargnelutti, Joceli 2015 UFSM
Análise de livros didáticos e dimensões da ciência na formação inicial de professores de física Schirmer, Saul Benhur 2016 UFSM
ORALIDADE E LIVRO DIDÁTICO: UMA POSÍVEL RECONFIGURAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Winch, Paula Gaida 2014 UFSM
Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos Predebon, Nathalia Rodrigues Catto 2015 UFSM
Duas professoras de espanhol língua estrangeira (ele) e suas (des)crenças sobre o livro didático Vieira, Ana Nelcinda Garcia 2016 UFSM
LIGAÇÕES QUÍMICAS: INVESTIGAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO Pazinato, Maurícius Selvero 2016 UFSM
Visão(ões) de cultura(s) em uma coleção didática de inglês como língua adicional Rossi, Rossana Cassanta 2018 UFSM
Proposta teórico-metodológica para a geração de paráfrases explanatórias em dicionários voltados para crinaças : uma abordagem cognitiva Brangel, Larissa Moreira 2016 UFSM
Educar para as relações étnico-raciais : mudanças no campo normativo e o impacto no mercado editorial Madeira, Thais Fernanda Leite 2016 UFSCar
Espanhol para alunos brasileiros: estratégias de aprendizagem sugeridas pelas orientações ao professor do livro didático Cercanía Joven Nordi, Cristiane 2018 UFSCar
Livros didáticos digitais, o governo brasileiro e a mídia: uma análise discursiva Vizibeli, Danilo 2019 UFSCar
Ferramentas da semântica linguística : um fator significativo a ser considerado quando da seleção do livro didático de língua portuguesa Gomes, Jailson Rog?rio 2018 PUC-RS
Manual do professor : constituição do gênero, recepção e reflexos no ensino e aprendizado de língua materna Andrade, Patr?cia Ribeiro de 2014 PUC-RS
Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD Szlachta Junior, Arnaldo Martin 2019 UEM
Teatro e desenvolvimento humano: abordagens teórico-metodológicas do ensino “tragédia” em livros didáticos de arte Fonseca, Ana Lara Vontobel 2019 PUC-GO
A CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: MUDANÇA DISCURSIVA, MEDIAÇÕES E TENSÕES NA DINÂMICA DE PRODUÇÃO DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA RITA VILANOVA PRATA 2011 PUC-RJ
Sequência descritiva: da análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio a uma proposta para uma sequência didática produtiva Marina Alves Loureiro 2013 UERJ
Interfaces entre links e remissivas na construção das redes medioestruturais de dicionários online e impressos de língua materna Dantas, Halysson Oliveira 2015 UFC
O livro didático de português: abordagem discursiva de exercícios de compreensão de texto Carvalhaes, Wesley Luis 2016 UFG
Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática Santos, José Wilson dos 2019 UFGD

Edital PNLD 2011: sentidos de docência, ensino e línguas

RENATO PAZOS VAZQUEZ

2014

UFRJ

ESTUDOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, APÓS SUA INCLUSÃO NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, NA ÓTICA DOS REFLEXOS DO ENEM

MARCIA DO NASCIMENTO PORTES

2016

UNIFRAN                        

Uma análise sobre as atividades de probabilidade propostas nos livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

ELIZABETH SOARES

2014

UNICSUL

O livro didático de Química como discurso curricular – recontextualizações no campo das políticas educacionais

ANA CAROLINA GARCIA DE OLIVEIRA

2014

UNICAMP

O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLD EM) E O MERCADO EDITORIAL (2003-2011)

IARA AUGUSTA DA SILVA

2014

UFMS

O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: passos e descompassos

ALVARO EMILIO LEITE

2013

UFPR

A formação de professores no Programa Nacional do Livro Didático

MARCO ANTONIO SILVA

2014

UFMG

Práxis e educação linguística: mediações do livro didático do PNLD-LEM

RAQUEL SALCEDO GOMES

2017

Unisinos

O MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD/2014): A CONFIGURAÇÃO DE UM MODELO

ANA MARIA GARCIA MOURA

2017

UFS

TEXTO E LEITURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: OS DOCUMENTOS NORTEADORES DO MEC E AS COLEÇÕES APROVADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 2012)

PATRICIA CARVALHO DE ONOFRE

2013

UFF

AS RELAÇÕES SONS E LETRAS/LETRAS E SONS EM LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO (PNLD 2010): LIMITAÇÕES E DESAFIOS AO ENCONTRO DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DE LINGUAGEM

REGINA GODINHO DE ALCANTARA

2014

UFES

Apropriação docente dos livros didáticos de história das séries iniciais do ensino fundamental

Franco, Alexia Padua

2009

UNICAMP

Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos

Carvalho, Cristiano

2018

UFPR

Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD 

Rocha, Tiago Ungericht

2019

UFPR

As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem

GODINHO, R. A.

2014

UFES

Entre o apagamento das diferenças e o sonho da imigração: uma análise discursiva de identidades nos livros didáticos de espanhol

Silvério, Bruna Maria Silva

2019

UFF

Os “novos” discursos sobre alfabetização em análise : os livros de 1º ano do ensino fundamental de nove anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) 

Silva, Thaise da

2012

UFRGS

Os tipos brasileiros de Albert Eckhout, a glorificação do exótico e sua repercussão em livros didáticos presentes nos guias PNLD

Szlachta Junior, Arnaldo Martin

2019

UEM

O DEBATE PÚBLICO DE PROFESSORES HISTORIADORES
ACERCA DA DITADURA PÓS-1964 NO BRASIL:
ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E USOS PÚBLICOS DA HISTÓRIA RECENTE
(1985 – 2015)

KALLÁS, Ana Lima.

2020

UFF

 

Novas teses