As leis 10.639/03, 11.645/08 e o que está sendo produzido

 Desde a promulgação da lei 10.639/2003 e da lei 11.645/2008, que tornaram obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro – Brasileira e Indígena nos livros didáticos brasileiro, é notável que mudanças aconteceram, mas qual o impacto real dessas transformações na educação brasileira? A partir desse questionamento vemos a discussão sobre esses impactos fomentando pesquisas na área de Educação e de Ensino da História, no qual estão sendo publicados trabalhos como Teses, Dissertações e Artigos sobre o assunto. Na UFRN a professora Margarida Dias de Oliveira, do departamento de História, encabeça duas pesquisas no campo de História e Espaços do Ensino, são elas: O Exame Nacional do Ensino Médio e a história e cultura da África e dos afro-brasileiros, que já está na sua segunda etapa, e Relações étnico-raciais e o Livro Didático de História: uma análise das fichas de avaliação do PNLD (2003 – 2015), que também está em continuação. As pesquisas contam com a participação de bolsistas remunerados e voluntários, com reuniões semanais que movimentam cerca de 8 alunos de diferentes períodos da graduação. Reiterando assim a importância de debater os impactos da lei através de pesquisas e produções que abarquem o livro didático, o ensino e os métodos avaliativos (como o ENEM) que validam o que está sendo abordado nas escolas. 

Texto: Iriudsana da Costa