Para que serve o Guia Nacional de Livros Didáticos?

O “Guia Nacional de Livros Didáticos” é um documento lançado anualmente pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde a década de 1990. Mas por que essa ferramenta é tão imprescindível para a qualidade da educação brasileira? Primeiramente, ela constitui-se de informações, críticas, análises e possibilidades de trabalho referentes aos livros didáticos aprovados pelo PNLD de acordo com o ano. O público-alvo do Guia é a comunidade escolar, principalmente os docentes. Por meio dele, a rede escolar deve selecionar os livros didáticos que serão utilizados; portanto, o Guia é um instrumento necessário para a escolha e distribuição de livros didáticos na rede pública de ensino, além de contribuir para a qualidade das escolas públicas.

Quanto à avaliação do material disponível, ela é realizada por dois ou três membros de uma comissão especializada junto à comparação com a análise do coordenador da equipe avaliadora. Atualmente, o Guia Nacional de Livros Didáticos é acessível por suporte online e é possível navegar entre as categorias e possibilidades de livros com apresentações de novidades, diferenciais, seções e correlações dos conteúdos com a Base Nacional Comum Curricular das coleções aprovadas.

Texto: Arianne Miranda