Foco e Escopo do LAPROTER

O Laboratório de Processamento de Dados e Gestão Territorial (LAPROTER) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo aprimorar a pesquisa e a produção de dados, visando o desenvolvimento territorial em amplos aspectos e cumprindo demandas apresentadas pela sociedade e pelos gestores, a fim de tonar mais eficiente a gestão pública e a participação popular.

As análises que são realizadas no laboratório dizem respeito às questões postas na atualidade, e são ligadas às áreas de Gestão Territorial, Planejamento Urbano e Regional, Geografia Física, Geografia Humana, Cartografia e Geomática, em uma interface entre ações sociais e ambiente.

As iniciativas aqui registradas já são desenvolvidas pelos pesquisadores vinculados ao laboratório e em sua atuação profissional. Todavia, busca-se, no futuro, maior captação de recursos, recursos humanos cada vez mais qualificados, bolsas técnicas e de pesquisa e equipamentos de alto custo, a fim de oferecer pesquisas em consonância com o estado-da-arte nas áreas de atuação do laboratório.

 

Missão do LAPROTER

             Produzir com excelência e multidisciplinaridade conhecimento técnico e científico inerente ao desenvolvimento territorial brasileiro, em diversos níveis e escalas geográficas.  tornando-se destaque no cenário Potiguar até o ano 2022.

 

Atividades do LAPROTER

              O LAPROTER realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, valorizando a formação dos discentes e sua colocação no mercado de trabalho, bem como, no desenvolvimento de novas metodologias científicas que integrem Geotecnologias e planejamento territorial, urbano e  regional. Destacamos a seguir as seis principais atividades a qual o LAPROTER desenvolve:

1) Integra pesquisadores em torno de projetos de pesquisa ligado a gestão pública, ao mapeamento e desenvolvimento de técnicas para análise espacial. Abriga discentes, os quais realizam processamento de dados Geoespaciais, escrevem relatórios de pesquisa, desenvolvem artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso/dissertações e teses. Deste modo, o LAPROTER possui potencialidade para promover a formação de recursos humanos de qualidade e de impulsionar a ciência no Rio Grande do Norte;

2) Configura-se como um centro de suporte cartográfico e de gestão territorial para os vários órgãos da gestão pública e para a UFRN;

3) Fornecer suporte à educação cartográfica/geomática e a temas voltados para o meio ambiente e gestão do território;

4) Organizar eventos científicos e cursos da área de cartografia/geoprocessamento/geomática;

5) Articula publicação de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Bem como, efetua captação de recursos para realização e participação de eventos;

6) Possui um portal de dados para o estado do Rio Grande do Norte, disponibilizando à comunidade científica e à sociedade em geral os dados produzidos e compilados pelo laboratório, oriundos de projetos de pesquisa e projetos de cooperação técnica coordenados por docentes vinculados ao LAPROTER.