A Campanha 2021 de cursos do Laproter terá as seguintes oportunidades:

 

      1.Minicurso básico em Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas (SIG)

Resumo

O “Minicurso básico em Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas (SIG)”, com duração de 18h (6h/dia), visa o aperfeiçoamento de discentes e profissionais em elaboração de mapas georreferenciados e formação de banco de dados Geoespaciais. Irão ser desenvolvidos os conceitos de cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e Sistema de Informações Geográficas (SIG) como ferramentas de apoio ao ensino para os discentes da Licenciatura em Geografia.

Palavras-Chave: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Dados Geoespaciais.

 

      2. TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ANÁLISE AMBIENTAL: Curso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e suas aplicações

Resumo   
O tema meio ambiente no Brasil tem sido cada vez mais valorizado pela sociedade. Isto em função da emergência de desastres ambientais, tais como os deslizamento de terras, as enchentes e os rompimentos de barragens. Diante deste cenário propício a discussão de temas ambientais, e frente a carência de profissionais capacitados para a realização de diagnósticos ambientais, surge a presente proposta de extensão, que visa realizar um curso de atualização interdisciplinar, e que integra diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – ONU). Intitulada de TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ANÁLISE AMBIENTAL: Curso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e suas aplicações, é uma ação de extensão de grande interesse para a comunidade técnico-científica, já que aborda técnicas mais recentes para monitoramento sistemático de eventos espaciais, seu mapeamento e caraterização. Além disso, curso de extensão envolve processos tecnológicos que podem resultar em inovação e tecnologia, já que abrange uma área da Geomática em ampla expansão, que é a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s), também conhecidos como Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), e de forma mais difundida na sociedade, inclusive sendo largamente utilizado pela mídia, o termo “drone”. Assim, justifica-se este curso de atualização, visto a necessidade de melhor apreensão de conteúdo, habilidades e técnicas científicas na área de monitoramento ambiental e VANT’s, haja vista que as técnicas são muito recentes e muito pouco exploradas no cenário potiguar. Portanto, esta atividade é de interesse a públicos interno e externos, podendo capacitar egressos, professores e discentes da UFRN, agentes públicos e gestores, bem como profissionais técnicos que atuam na área de meio ambiente. A metodologia do curso se baseará em aulas teóricas e práticas, incluindo a realização de um voo para levantamento de dados com VANT Os resultados esperados dizem respeito a promoção da difusão do conhecimento, a melhor qualificação profissional no mercado de trabalho, e o incentivo a uso de práticas de inovação e sustentabilidade no contexto ambiental do Rio Grande do Norte por meio da reflexão da aplicação dos VANT’s nos diagnósticos ambientais.

Palavras-Chave: VANTS, Meio Ambiente, Geotecnologias.

 

 

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us