OBJETIVOS

O I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil visa fortalecer a pesquisa relativa à escravidão africana no Rio Grande do Norte e redondezas nos séculos XVIII e XIX. O estudo dessa temática está centrado em regiões onde houve uma maciça presença escrava africana - Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como a maioria dos trabalhos são realizados por historiadores das universidades dessas mesmas regiões. Seria importante um evento desse nível aqui no estado do Rio Grande do Norte, para fomentar as pesquisas de estudiosos locais, aplicando e adaptando metodologias e teorias já utilizadas para outras regiões.

Tendo como referência os workshops realizados nos Estados Unidos, a proposta deste evento é promover workshops com especialistas, onde os convidados irão dar informações sobre como utilizar as fontes disponíveis nos arquivos e outras instituições do Estado do Rio Grande do Norte, numa maneira de se construir a história da escravidão no Rio Grande do Norte.

Em suma, o principal objetivo do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil é contribuir com a discussão sobre as formas de escravidão e os problemas derivados dela, contribuindo não somente com a pesquisa de alto nível, mas contribuindo para a expansão da pesquisa no estado e formação de recursos humanos. A pesquisa histórica, entendida com base nos novos parâmetros teóricos e metodológicos adotados pelos Annales, no estado do Rio Grande do Norte ainda é muito incipiente. Assim, espera-se fortalecer, no âmbito do período colonial e imperial, as pesquisas nesta área, a partir deste evento.