Bolsistas PNPD (Anteriores)

Fábio Fonseca

Prof. Dr.
Fábio Fonseca

Prof. Dr.

Fábio Fonseca Figueiredo

Possui graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2004), doutorado em Geografia Humana na Universidad de Barcelona/Espanha.

Fernando Cruz

Prof. Dr.
Fernando Cruz

Prof. Dr.

Fernando Manuel Rocha da Cruz

Possui graduação em Direito (Universidade Portucalense - Infante D. Henrique/Portugal) e Graduação em Antropologia (Universidade Fernando Pessoa/Portugal), esta última, revalidada em Ciências Sociais, pela UFMA/Brasil. Doutor Europeu em Sociologia (FLUP/Portugal), revalidado em Ciências Sociais pela UFRN/Brasil.

André Nguiraze

André Nguiraze

André Camanguira Nguiraze

Período: 12/2010 - 07/2012

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (1998), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Ceará (2008) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Geografia Humana, Sociologia e no Desenvolvimento Local sustentável.

Carolina Todesco

Dra.
Carolina Todesco

Dra.

Carolina Todesco

Período: 02/2014 - 06/2014

Carolina Todesco é Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduada em Turismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO). De 2010 a 2011 realizou estágio de doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal e em 2014 realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De 2005 a 2013 atuou em empresas de consultoria na área de planejamento do turismo em projetos para o Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente. Desde julho de 2014 é docente do Curso de Turismo da UFRN.

José Gomes

Prof. Dr.
José Gomes

Prof. Dr.

José Gomes Ferreira

Período: 11/2015 - 08/2017

José Gomes Ferreira É licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL). É igualmente mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo mesmo Instituto. Possui doutorado em Ciências Sociais, especialidade de Sociologia, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com a tese ?Saneamento básico: factores sociais no insucesso de uma política adiada. O caso do Lis?. No Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa faz parte da equipa do Observa ? Observatório de Ambiente, Território e Sociedade e do Grupo de Investigação de Ambiente, Território e Sociedade. Tem colaborado em diversos projectos de investigação sobretudo focados na temática ambiental e em particular sobre as questões da água e saneamento, Entre outras funções é ainda co-coordenador da Secção Ambiente e Sociedade da Associação Portuguesa de Sociologia; membro do Júri Nacional do Programa ECO XXI, da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e editor adjunto da revista Ambiente & Sociedade (Universidade de São Paulo). É atualmente pesquisador pós doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (Brasil)

Marcela Fernanda

Dra.
Marcela Fernanda

Dra.

Marcela Fernanda da Paz de Souza

Período: 08/2014 - 08/2015

Pós-doutora em Estudos Urbanos e Regionais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista PNPD - linha Estado e Políticas Públicas. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Linha Políticas Públicas e Desigualdade Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). Realizou doutorado sanduíche em Sociologia no Instituto de Ciências Humanas, na Universidade Clássica de Lisboa, com a bolsa Capes/PDSE out/2012-fev/2013. Mestre em Ciências Sociais/Linha Políticas Públicas e Desigualdade Sociais (PPGCSO/UFJF). Especialista em Planejamento e Gestão Social (360h)/UFJF. Aperfeiçoamento em Gestão Pública para Gênero e Raça (300h)/UFMG. Aperfeiçoamento em Estatística SPSS/150h. Bacharel em Comunicação Social pela UFJF. Pesquisa as áreas de Gênero, raça e grupos étnicos; Desigualdades; Comunicação pública e desigualdade. Tem experiência em pesquisa de campo, com distintas abrangências: comunicação sindical, sindicato, associações de catadores de resíduos, ambulantes, trabalhadoras informais em Lisboa, mulheres de múltiplas ruralidades, pesquisa-ação em área litorânea; recepção de telejornais, percepção de programas de rádio e de comunicação comunitária, pesquisas de percepção de política pública. Área principal de estudo: desigualdades e sociologia do trabalho.