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Resumo

Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental apresenta um conjunto de artigos de professores e alunos do grupo de Pesquisa SEMAPA e do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais visando subsidiar a discussão na área ambiental e dirigida a discentes da graduação, pós-graduação e público em geral.

Sumário

  • Prefácio
    Valéria Pereira Bastos Apresentação
  • Capítulo 1 – Ambiente e sociedade: Contingência e resposta à crise ambiental. José Gomes Ferreira
  • Capítulo 2 – O catador de materiais recicláveis no Brasil: de socialmente excluído a sujeito em vias de inclusão. Raquel Maria da Costa Silveira; Fábio Fonseca Figueiredo
  • Capítulo 3 – Compartilhando contradições: a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Anna Lidiane Oliveira Paiva; Fábio Fonseca Figueiredo
  • Capítulo 4 – Gestão compartilhada de resíduos sólidos no estado do Rio Grande do Norte. Wagner Luiz Alves da Silva
  • Capítulo 5 – Saneamento básico: promotor de saúde pública e sustentabilidade. Matheus Fortunato Barbosa Gomes
  • Capítulo 6 – A política de gestão de riscos frente às mudanças climáticas em cidades litorâneas. Bismarck Oliveira da Silva
  • Capítulo 7 – Os territórios do Matopiba no contexto da  lobalização: impacto  ocioambiental e modelo de desenvolvimento. Elayne de Silva Figueredo; José Gomes Ferreira
  • Capítulo 8 – Maceió, Alagoas: uma cidade não sustentável. Anna Karollinne Lopes Cardoso; Andrea Maria Calazans Pacheco Pacífico
  • Capítulo 9 – Educação para o desenvolvimento sustentável: a  pós-graduação no Nordeste  brasileiro. Jair Hernando Castro Romero
  • Capítulo 10 – Sociedade – Natureza – Sociedade: da  tentativa de controle ao ensaio da inspiração. Elimar Pinheiro do Nascimento
  • Sobre os autores

Como citar essa publicação

FERREIRA, José Gomes; FIGUEIREDO, Fábio Fonseca; SILVEIRA, Raquel M. da Costa (org.). Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental. 1 ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. Ebook.

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Resumo

O Diagnóstico das Desigualdades Educacionais no Rio Grande do Norte apresenta uma síntese das condições educacionais no Estado a partir de um olhar temporal, espacial e institucional com vistas a subsidiar o planejamento de ações por gestores públicos e, ainda, produzir um debate público sobre a educação potiguar.

Sumário

  • Prefácio – Pró-Reitor Adjunto de Extensão da UFRN
  • Apresentação das Organizadoras
  • Equipe de Pesquisadores
  • Agradecimentos aos Debatedores
  • Como ler este Diagnóstico
  • Eixo Temático 1 – APRENDIZADO E FLUXO ESCOLAR NO RN
  • Eixo Temático 2: PERFIL DEMOGRÁFICO E SOCIOECONÔMICO DO ALUNADO NO RN
  • Eixo Temático 3 – ACESSO À ESCOLA: EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS NO RN
  • Eixo Temático 4 – AS CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS NO RN
  • Eixo Temático 5 – DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RN
  • Eixo Temático 6 – EVOLUÇÃO E DESIGUALDADES NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO RN
  • Eixo Temático 7 – GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO NO RN
  • Referências Bibliográficas
  • Anexo – Lista de mapas, tabelas, gráficos e quadros 248

Como citar essa publicação

Gomes, Sandra; Sumiya, Lilia Asuca (orgs.). Conhecer para transformar: diagnóstico das desigualdades educacionais no Rio Grande do Norte. Natal: Núcleo Avançado de Políticas Públicas, 2021.

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O livro contém um artigo da professora Zoraide Pessoa em parceria com Alfredo Marcelo Grigio

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Esse compêndio busca sinalizar um novo marco na profissionalização da gestão pública brasileira ao retomar a valorização da carreira pública para além dos cargos da burocracia tradicional. O livro retrata a experiência de 18 cursos de graduação no Brasil que formam profissionais dedicados a esfera pública sob diferentes ângulos de atuação: administração pública, gestão de políticas públicas, gestão pública, gestão social e políticas públicas. Cada artigo apresenta os fundamentos epistemológicos que sustentam as práticas de ensino, pesquisa e extensão em suas instituições, servindo de inspiração para a renovação da agenda de pesquisa, das estratégias de ensino-aprendizagem e das relações com a comunidade a partir do compartilhamento de experiências diferenciadas