Curso de Extensão – Banco de dados para as políticas públicas

✎ OBJETIVO CURSO:
Apresentar aos alunos uma introdução sobre organização e manipulação de bancos de dados, noções de planilhas eletrônicas, leitura e interpretação de dados e leitura de dicionário de dados.

✎ PÚBLICO ALVO:
Estudantes de Graduação (com foco em bolsistas de Iniciação Científica, mas aberto aos demais) e de Pós-graduação, que não tenham conhecimento sobre o uso de Banco de Dados.

✎ PRÉ-REQUISITOS:
Possuir computador ou notebook com acesso à internet e ter instalado programa de tabelas editáveis (sugere-se Excel ou WPS Office). Celulares não são recomendados pelas limitações de uso e manipulação de bancos de dados.

✎ OFERTA DO CURSO
– DIAS: 25 a 29/10/2021
– HORÁRIO: 16h30-18h30
– CARGA HORÁRIO: 12 horas
– ORGANIZAÇÃO: Assessoria Educacional do Departamento de Políticas Públicas
– MINISTRANTES: Doutorandos do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da Universidade Federal o Rio Grande do Norte (UFRN).

✎ PLANO DE CURSO
Aula 1 – Segunda, 25 de outubro: Noções básicas de banco de dados para análise de informações
Aula 2 – Terça, 26 de outubro: Construção de bancos de dados, uso de bases de dados existentes e fórmulas úteis para análises básicas
Aula 3 – Quarta, 27 de outubro: Checagens de erros e análises exploratórias de dados – tabelas e gráficos simples