Câmara e UFRN firmam convênio para programa de estágio

A Câmara Municipal de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinaram, nesta terça-feira (18), um convênio que vai possibilitar o estágio de estudantes da UFRN na Câmara de Natal. O termo do convênio foi assinado pelo presidente da Casa Legislativa ver. Raniere Barbosa (Avante), o vereador Dinarte Torres (PMB) e a coordenadora do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, Professora Zoraide Souza Pessoa, que representou a Reitora Ângela Maria Paiva Cruz

O convênio assinado versa sobre o estágio curricular supervisionado curricular obrigatório e não obrigatório de acordo com o projeto pedagógico dos cursos, o convênio vigorará por cinco anos. O estágio terá a duração de um ano, podendo ser prorrogado e o aluno, não devendo ultrapassar o período de 24 meses.

Fundada há 60 anos, a UFRN oferece 113 cursos de graduação, para o presidente da Câmara de Natal ver. Raniere Barbosa destacou a importância da celebração do convênio para ambas as instituições. “Esse convênio é muito relevante em vários aspectos, desde a qualificação numa extensão universitária, e para os estagiários, parte oriundos de diversos cursos; a iniciar do curso de Gestão de Políticas Públicas, e de outras frentes de trabalho do nosso setor administrativo que pode englobar estudantes dos cursos de Direito, Administração, Contábeis entre outros”, disse Raniere Barbosa, que ainda ressaltou que a parceria não tem nenhum ônus para Câmara.

A coordenadora do curso, professora Zoraide Souza Pessoa agradeceu à Casa Legislativa pela celebração do convênio e salientou a oportunidade ímpar para os estudantes da UFRN, principalmente para os alunos de Gestão de Políticas Públicas. Para ela, a Câmara é um laboratório contínuo. “A Câmara Municipal abrange diversas temáticas, os alunos vão aqui vivenciar o trabalho da Câmara, que é um laboratório permanente. A Câmara vai elevar a capacidade formativa dos profissionais”, falou.

O vereador Dinarte Torres, que também é o presidente da Frente Parlamentar da Defesa da Gestão Pública da Câmara, foi o responsável pela intermediação para celebração do convênio com a UFRN. “É um convênio importante não só para os alunos da UFRN, em especial os de Gestão de Políticas Públicas, mas para a Casa Legislativa, que vai ganhar com estagiários empenhados em colaborar e aprender”, destacou Dinarte Torres.

A assinatura do convênio foi acompanhada pelos membros do Centro Acadêmico Djalma Maranhão – do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN. O estudante Henrique Maia viu como mais um espaço para atuação dos estudantes. “Avaliamos como positivo, o curso de GPP é muito recente, nesse espaço vamos nos profissionalizar e ampliar nosso campo de trabalho”, disse.

Participaram também do ato solene o vice-coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas, o professor Anderson Cristopher; o diretor geral da Câmara, Francisco Dagmar Fernandes; assessores parlamentares e os estudantes da UFRN.

Texto: Ana Paula Silva

Fotos: Verônica Macedo

Fonte (https://www.cmnat.rn.gov.br/noticias/989/cmarae-ufrn-firmam-convnio-para-programa-de-estgio)