curso Geografia da Comunicação e Regionalidade , ministrado pela Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota, da UFMS

De hoje até o dia 20 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso Geografia da Comunicação e Regionalidade (15h), ministrado pela Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota, da UFMS, como atividade do PROCAD USP/UFRN/UFMS.

Geografia da Comunicação e Regionalidade

PROGRAMA

O seminário tem como foco principal a discussão sobre as regionalidades a partir de conceitos de autores como Milton Santos e Octavio Ianni. Milton Santos, por exemplo, em 1954 propõe e designa o conceito regiões jornalísticas, sendo importante para as discussões sobre o local e o regional.

O Brasil é o terceiro pais no mundo em número de fronteira com outrso países, ficando atrás apenas da Rússia e da China. Sendo assim, propomos também discutir a produção radiofônica na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai e o Brasil com a Bolívia objeto de estudo da docente há 16 anos.

O seminário abordará parte da disciplina desenvolvida durante um semestre na linha Mídia, Identidade e Regionalidade do programa de pós-graduacão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Propõe-se a discutir as regionalidades e a espacialidade em um país como o Brasil, continental e que apresenta significativas assimetrias sociais, econômicas, políticas, culturais e comunicacionais, entre as cinco macro regiões designadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Questões como mobilidade e convergência pressupõem novos elementos para a pesquisa científica, considerando que agora não se trata apenas de mediações, mas de mediações espaciais, que abrangem inclusive as formas de produção e de consumo midiático. Serão abordadas também questões relacionadas ao rádio e ao conteúdo jornalístico desenvolvido pelas emissoras localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai e com a Bolívia.

Por fim, como exercício de aplicação prática, provocar os discentes a fazer uma imersão no contexto do Rio Grande do Norte, a partir das estratégias teórico-metodológicas que a docente tem desenvolvido no decorrer dos seus estudos.

Dia 21/08 – Manhã – 8h00 às 13h00

I. Geografia da Comunicação. Territorialidades, espaços sociais. Assimetrias geográficas, sociais, culturais e comunicacionais no país.

Dia 21/08 – Tarde – 14h30 às 19h30

II. Local, Regional e Mídia local: teoria e aplicações práticas no contexto do Rio Grande do Norte.

Dia 22/08 – Manhã – 8h00 às 13h00

III. Rádio e regionalidade. Rádio na fronteira. Produção jornalística

Ministrante:
Imagem incorporada
Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota – UFMS

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, radiojornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Diretora Intercom Centro-Oeste, mandato 2015-2017. Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), mandato 2015-2017.

O PRESENTE CURSO É UMA PROMOÇÃO DO PROCAD USP/UFRN/UFMS, com apoio da CAPES, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mìdia da UFRN.