Apresentação

O projeto mapeamento dos terreiros de Natal tem como objetivo conhecer o universo das religiões afro-brasileiras na cidade de Natal, principalmente àqueles relacionados aos aspectos sócio-culturais e demográficos. Pretende-se construir um banco de dados com a perspectiva de que este resultado possibilite a construção de políticas públicas que beneficiem este segmento religioso, o seu fortalecimento na luta pela liberdade religiosa e a valorização do patrimônio afro-brasileiro.

Levantamento que vimos efetuando nos últimos anos através de pesquisa nos arquivos da Federação de Umbanda e Candomblé do RN e trabalho de campo com a participação de alunos da UFRN, constatou uma quantidade aproximada de 327 terreiros na cidade de Natal. No entanto, a falta de condições objetivas de pesquisa inviabilizou sua continuidade e o conhecimento qualitativo desse campo religioso. Em conseqüência, a estratégia foi pensar um mapeamento realizado via internet, através da criação de um sitio, em que as informações iniciais disponibilizadas estimulem a elaboração/criação de novos dados.

Assim, o mapeamento pretende ser construído com a participação dos representantes dos terreiros. Participe. Se sua casa ainda não foi mapeada ou contactada pela equipe entre em contato conosco.